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Seplag discute serviços públicos inteligentes para uma sociedade digitalmente conectada à cidadania

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O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), realizou o evento MT 4.0: uma sociedade conectada, nesta quinta-feira (11.04), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). Gestores estaduais e especialistas debateram os rumos da administração pública estadual por meio de palestras, painéis e mesas redondas. O evento reuniu cerca de 400 pessoas.

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, falou dos investimentos do Governo de Mato Grosso em serviços digitais, que geram eficiência e economia, melhorando o atendimento da população mato-grossense. No ranking de 2023 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais (Abep-TI), o Governo de MT aparece com o conceito Muito Bom referente ao crescimento de ofertas de serviços digitais.

“Só de 2019 a 2023, a atual gestão investiu R$638 milhões em Tecnologia da Informação, superando os investimentos realizados por gestões anteriores no período de 2009 a 2018, que registraram R$630 milhões”, informou o secretário.

Neste sentido, o Governo de Mato Grosso e o Sebrae MT assinaram um Termo de Colaboração, que visa implementar ações para o avanço do Programa do Governo Digital, fomentando o intraempreendedorismo e a inovação em práticas públicas, com ênfase nas temáticas de sustentabilidade, transformação digital, compras públicas, atendimento ao usuário e eficiência.
 


 

Basílio ressaltou a importância desse diálogo com o Sebrae para potencializar as atividades de intraempreendedorismo na administração pública estadual. “O Sebrae tem o know-how para acelerar a transformação digital e, em posse dessas competências, os servidores públicos estarão melhores preparados para inovar nas suas áreas de atuação”, destaca.  O secretário explicou que no setor público o lucro do empreendedorismo é o bem comum. 

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A diretora superintendente do Sebrae em Mato Grosso, Lélia Brun, afirma que o termo de colaboração com o Governo de Mato Grosso é um marco para a instituição. “É a primeira vez que o Sebrae implementa essa ação com o Governo. Acreditamos que, à medida que todas as iniciativas estabelecidas no programa forem efetivadas, certamente, quem ganhará é a sociedade, com agilidade e excelência na entrega dos serviços ofertados pelo Governo”.


Transformação digital

 

Após a abertura oficial do evento, o público acompanhou a palestra do especialista em Gestão Pública e Inovação, Guto Ferreira, que falou sobre a alta performance na gestão pública.

“Nós que estamos em Brasília temos Mato Grosso como grande case nacional em governo e transformação digital. É um Estado voltado majoritariamente para o agronegócio e que agora também se destaca pela transformação digital no Governo. O impacto disso vai desde a própria transformação natural de acesso a serviços digitalizados ao cidadão até a oportunização de novos trabalhos na administração pública”, destaca Ferreira.


 

Ainda no período da manhã, foi realizada a palestra magna com Rodrigo Fernandes, gerente regional do Centro-Oeste para setor público da Google Cloud, que abordou o tema “Impacto da Inteligência Artificial no Governo de MT”.

Também palestraram o secretário de Educação (Seduc), Alan Porto, a adjunta da Contadoria Geral do Estado (Sace-Sefaz), Anésia Batista. Além do superintendente do Governo Digital e Inovação em Práticas Públicas da Seplag, Washington da Silva, e os diretores de Relacionamento com Cliente e de Tecnologia da Informação e Comunicação da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), respectivamente, Paulo Macedo e Sócrates de Barros.

De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, o evento demonstra como o movimento digital pode ser um potencializador de políticas públicas. “Temos trabalhado para entregar serviços com eficiência para a população. Um exemplo é o aplicativo MT Cidadão que concentra mais de 600 serviços”, exemplifica o adjunto.

O evento contou com a participação do secretário-chefe de Gabinete do Governador, tenente-coronel PM Jordan Espíndola dos Santos, do secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Seciteci-MT, Rodrigo Bruno Zanin, e do representante do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Xavier.

Fonte: Governo MT – MT

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Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

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O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.

A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.

A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,

redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.

Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.

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Outros projetos ambientais

No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.

Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.

O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

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Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.

As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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