MATO GROSSO
Setor produtivo propõe criação de Grupo de Trabalho com a Sema-MT para solucionar problemas com o CAR 2.0
MATO GROSSO
A versão 2.0 do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que veio com objetivo de agilizar o processo de validação ambiental dos imóveis rurais tem apresentado inconsistências e preocupa o setor produtivo. Com objetivo de sanar essas questões, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA-MT) e o Fórum Agro MT se reuniram com secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, onde técnicos do setor produtivo apresentaram possíveis falhas apresentadas pela ferramenta.
Durante o encontro, o deputado estadual Chico Guarnieri propôs a criação de um Grupo de Trabalho formado por técnicos do setor produtivo e por servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para solucionar questões operacionais do sistema.
“Essa questão do CAR é algo que precisamos resolver urgente aqui em nosso estado, foram encontradas muitas divergências e inconsistências no sistema, o produtor fica preocupado principalmente com o tempo e o retrabalho, que podem aumentar os custos para o produtor, que mais uma vez repito, não pode ser penalizado por isso”.
Segundo informações passadas por técnicos do setor produtivo, algumas falhas no CAR 2.0 incluem o não reconhecimento do município de Boa Esperança do Norte, criado em 2023 após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Isso é preocupante, nos passaram que inclusive alguns CARs que já estavam aprovados e consolidados estavam apresentando algum tipo de pendência. Esse é apenas um dos problemas que nos foram apresentados, como também o não reconhecimento do município de Boa Esperança do Norte, que também é grave”, explicou o coordenador da FPA-MT e deputado estadual Dilmar Dal Bosco.
A secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto reconheceu que pode ter ocorrido falhas no sistema, e ressaltou a importância do diálogo aberto com os produtores para solucionar os problemas. “São mais de 160 mil imóveis, o sistema pode apresentar erros, mas assim que detectados serão corrigidos de forma rápida. O objetivo do CAR 2.0 não é ser um entrave, muito pelo contrário, queremos dar celeridade na validação dos cadastros para que o produtor possa fazer seu trabalho sem impedimentos e dentro da legalidade”, pontuou.
O presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Frederico Tannure Filho comemorou os avanços na discussão e revelou preocupação com a demora no processo, que pode afetar o acesso ao crédito para financiar a próxima safra.
“Fico feliz que conseguimos evoluir na questão do CAR, mas o que preocupa é que esse impasse na validação dos cadastros possa virar um impeditivo para o produtor acessar crédito para financiar sua produção. Estamos próximos de iniciar um novo ano agrícola, e a questão financeira pode causar prejuízos enormes não só para o produtor, como para a economia do estado”.
Já o diretor executivo do Fórum Agro MT, Xisto Bueno destacou a importância do bom relacionamento entre setor produtivo e Governo do Estado. “Saímos satisfeitos com os encaminhamentos da reunião. O diálogo é fundamental. A Secretaria entendeu isso e prontamente se colocou à disposição para resolver os problemas e participar do Grupo de Trabalho. A meu ver foi um encontro muito produtivo e que deve ajudar a resolver os problemas relacionados ao CAR 2.0”.


MATO GROSSO
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.
Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.
O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.
A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.
De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.
“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.
Essence Bella Vita
A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.
Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.
Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
GERAL2 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
MATO GROSSO14 horas atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá