MATO GROSSO
Sistema Fecomércio-MT comemora 304 anos de Cuiabá com ampla programação
MATO GROSSO
As crianças irão voltar no tempo e brincar como seus pais e avós na oficina de peteca que abre a agenda de atividades, no dia 5 de abril, a partir das 17h. A proposta é que os pequenos confeccionem o brinquedo com tecido de chita, resgatando costumes de antigamente. A atividade será repetida no dia 9 de abril, no mesmo horário.
Exposição ‘Cuiabania em Tela’
A exposição ‘Cuiabania em Tela’ com obras do artista plástico, Walmir Leite, será aberta a visitação no dia 6 de abril, às 18h. A mostra reúne quadros que apresentam cenários da ‘Cuiabá Antiga’, desenhados a partir de uma técnica da pintura com espátula, pouco difundida entre os artistas contemporâneos.
‘Almanaque Siminino’
No segundo dia da programação também haverá o lançamento da segunda edição do livro ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz’, na biblioteca do Arsenal. O título é voltado ao público infantil e repercute episódios históricos sobre Cuiabá a partir de ilustrações, quadros de Walmir Leite, atividades e jogos para o pequeno leitor.
Performance de Adriano Figueiredo
As paredes da entrada da Rua 13 de Junho do Sesc Arsenal recebem a intervenção artística ‘Cuiabania’, assinada pelo mato-grossense Adriano Figueiredo. As cores e formas pinceladas pelo artista traduzem parte da sua ancestralidade, gerada ao som do cururu e conversas com seu avô em um largo quintal com pés de mangueira, símbolos destacados em tons vivos nas obras que dá forma.
Atendimento de Saúde
O público também poderá cuidar do bem-estar com os atendimentos gratuitos realizados por alunos do curso Técnico em Enfermagem do Senac Cuiabá. Nos dias 6, 8 e 9, a partir das 18h, os estudantes realizam aferição de pressão, teste do índice de glicemia e verificação de peso com orientações de saúde.
Exibição do documentário ‘Sesc Celebra Cuiabá’
Outro destaque do evento são as exibições de três episódios dos documentários ‘Sesc Celebra Cuiabá’, produzido pela MT Sesc TV. Os dois primeiros ganham a tela do cinema do Sesc Arsenal no dia 6 de abril, às 19h, aprofundando a relação de um povo com suas origens e dos agregados à terra fértil e acolhedora chamada Cuiabá a partir da história e cultura. Já no dia 8 de abril haverá a estreia de um episódio especial sobre a Avenida 13 de junho que acompanha a evolução urbana da capital e abriga prédios centenários, como o Arsenal, que resistem ao tempo.
‘Sesc Celebra Cuiabá’ no Sesc Dr. Meirelles
No dia 8 de abril, o evento será realizado no Sesc Dr. Meirelles. A partir das 8h, a unidade recebe a ‘Feira gastronômica’ com peças delícias regionais. As crianças se divertem em com as recreações da programação ‘Jogos, brinquedos e brincadeiras’ entre 8h e 16h, e, às 14h, toda a família curte a apresentação de siriri com o grupo ‘Flor de Atalaia’.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
SERVIÇO
‘Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’
Quando: 5 a 30 de abril
Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT)
Entrada gratuita
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ‘SISTEMA FECOMÉRCIO-MT CELEBRA CUIABÁ’
SESC ARSENAL
5 de abril
17h – Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Oficina de peteca I Jardim
18h – Aula Especial de ritmos regionais I Jardim
6 de abril
17h às 20h – Performance artística ‘Cuiabania’ com Adriano Figueiredo I Hall de entrada
18h – Abertura da exposição ‘Cuiabania em Tela’ de Walmir Leite I Galeria de Artes
18h – Lançamento do livro ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz’ I Biblioteca
18h – Atendimento de saúde – Senac MT I Jardim
18h40 – Apresentação de Siriri com Grupo Flor de Atalaia I Jardim
19h – Exibição do documentário ‘Sesc Celebra Cuiabá’ – História e Cultura I Cinema
19h40 – Apresentação de música com Roberto Lucialdo e Banda I Jardim
8 de abril
17h – Exposição de livros com autores cuiabanos I Varanda
18h – Atendimento de saúde – Senac MT I Jardim
18h – Feira gastronômica e economia criativa I Varanda
18h – Aula show do Senac-MT com a chef de cozinha Jeane de Souza I Jardim
19h – Estreia do documentário ‘Sesc Celebra Cuiabá’ I Cinema
19h – Apresentação de música com Pescuma, Henrique e Claudinho I Jardim
9 de abril
17h – Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Oficina de Peteca I Jardim
18h – Atendimento de saúde – Senac MT I Jardim
18h – Música ao Vivo I Jardim
SESC DR. MEIRELLES
8 de abril
8h – Feira gastronômica
8h às 16h – Jogos, brinquedos e brincadeiras
14h – Apresentação de siriri: grupo Flor de Atalaia


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO4 horas atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 horas atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO40 minutos atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura