MATO GROSSO
Sistema Fecomércio-MT reúne Roberto Lucialdo, Pescuma, Henrique e Claudinho para comemorar aniversário de Cuiabá
MATO GROSSO
Intérpretes de músicas regionais compõe a programação alusiva ao aniversário de 304 anos da capital mato-grossense. Roberto Lucialdo e Banda, Pescuma, Henrique e Claudinho se apresentam no ‘Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’, que será realizado entre os dias 6 e 9 de abril, no Sesc Arsenal e Sesc Dr. Meirelles. A entrada é gratuita.
“Um dos objetivos desse grande evento é retomar o diálogo sobre a importância da preservação da memória de Cuiabá e compartilhar com o público parte da diversidade cultural do município, traçada ao longo dos seus 304 anos”, ressalta José Wenceslau de Souza Júnior, presidente do Sistema Fecomércio-MT, instituição que promove o evento por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT).
A dança folclórica também será destaque com a apresentação do grupo ‘Flor de Atalaia’, que difunde o tradicional siriri, uma expressão artística regional com passos rápidos, ritmo pujante e letras com referências simbólicas às tradições.
“Cuiabá é uma cidade que mesmo em meio à modernidade, consegue preservar suas tradições. O Sesc Mato Grosso valoriza e fomenta esse exercício essencial de passar de geração em geração os costumes de um povo por meio da música, dança e arte”, diz o diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini.
Outro mato-grossense que promete agradar o público é o artista plástico Adriano Figueiredo, que fará uma performance no hall do Sesc Arsenal, no dia 6 de abril, às 17h. Munido de um repertório de cores quentes, Adriano riscará as paredes da entrada principal do casarão histórico, convidando os espectadores a refletir sobre as nuances da arte e seu poder de comunicar sem usar palavras.
Exposição ‘Cuiabania em Tela’
A comemoração dos 304 anos da capital também será explorada na exposição ‘Cuiabania em Tela’, que traz obras do artista plástico, Walmir Leite. A mostra reunirá quadros que fazem uma leitura de cenários da ‘Cuiabá Antiga’. Os desenhos se utilizam da pintura com espátula, pouco difundida entre os artistas contemporâneos.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
SERVIÇO
‘Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’
Quando: 6 a 9 de abril
Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT)
Entrada gratuita
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ‘SISTEMA FECOMÉRCIO-MT CELEBRA CUIABÁ’
SESC ARSENAL
6 de abril
17h às 20h30 – Celebra Cuiabá + Verde – distribuição de mudas
17h às 20h – Performance artística ‘Cuiabania’ com Adriano Figueiredo I Hall de entrada
18h – Abertura da exposição ‘Cuiabania em Tela’ de Walmir Leite I Galeria de Artes
18h – Lançamento do livro ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz’ I Biblioteca
18h – Atendimento de saúde – Senac MT I Jardim
18h40 – Apresentação de Siriri com Grupo Flor de Atalaia I Jardim
19h – Exibição do documentário ‘Sesc Celebra Cuiabá’ – História e Cultura I Cinema
19h40 – Apresentação de música com Roberto Lucialdo e Banda I Jardim
7 de abril – Não haverá programação nas unidades do Sesc-MT devido o feriado de ‘Sexta-feira Santa’
8 de abril
17h às 20h30 – Celebra Cuiabá + Verde – distribuição de mudas
17h – Exposição de livros com autores cuiabanos I Varanda
18h – Celebra Cuiabá + Verde – doação de mudas
18h – Atendimento de saúde – Senac MT I Jardim
18h – Feira gastronômica e economia criativa I Varanda
18h – Aula show do Senac-MT I Jardim
19h – Estreia do documentário ‘Sesc Celebra Cuiabá’ I Cinema
19h – Apresentação de música com Pescuma, Henrique e Claudinho I Jardim
9 de abril
17h – Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Oficina de Peteca I Jardim
18h – Música ao Vivo – Cris Chaves I Jardim
SESC DR. MEIRELLES
8 de abril
8h – Feira cultural
8h – Jogos, brinquedos e brincadeiras
14h – Apresentação de siriri: grupo Flor de Atalaia
Fecomercio MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.