MATO GROSSO
Sistema Fecomércio-MT reúne Roberto Lucialdo, Pescuma, Henrique e Claudinho para comemorar aniversário de Cuiabá
MATO GROSSO
Intérpretes de músicas regionais compõe a programação alusiva ao aniversário de 304 anos da capital mato-grossense. Roberto Lucialdo e Banda, Pescuma, Henrique e Claudinho se apresentam no ‘Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’, que será realizado entre os dias 6 e 9 de abril, no Sesc Arsenal e Sesc Dr. Meirelles. A entrada é gratuita.
“Um dos objetivos desse grande evento é retomar o diálogo sobre a importância da preservação da memória de Cuiabá e compartilhar com o público parte da diversidade cultural do município, traçada ao longo dos seus 304 anos”, ressalta José Wenceslau de Souza Júnior, presidente do Sistema Fecomércio-MT, instituição que promove o evento por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT).
A dança folclórica também será destaque com a apresentação do grupo ‘Flor de Atalaia’, que difunde o tradicional siriri, uma expressão artística regional com passos rápidos, ritmo pujante e letras com referências simbólicas às tradições.
“Cuiabá é uma cidade que mesmo em meio à modernidade, consegue preservar suas tradições. O Sesc Mato Grosso valoriza e fomenta esse exercício essencial de passar de geração em geração os costumes de um povo por meio da música, dança e arte”, diz o diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini.
Outro mato-grossense que promete agradar o público é o artista plástico Adriano Figueiredo, que fará uma performance no hall do Sesc Arsenal, no dia 6 de abril, às 17h. Munido de um repertório de cores quentes, Adriano riscará as paredes da entrada principal do casarão histórico, convidando os espectadores a refletir sobre as nuances da arte e seu poder de comunicar sem usar palavras.
Exposição ‘Cuiabania em Tela’
A comemoração dos 304 anos da capital também será explorada na exposição ‘Cuiabania em Tela’, que traz obras do artista plástico, Walmir Leite. A mostra reunirá quadros que fazem uma leitura de cenários da ‘Cuiabá Antiga’. Os desenhos se utilizam da pintura com espátula, pouco difundida entre os artistas contemporâneos.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
SERVIÇO
‘Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’
Quando: 6 a 9 de abril
Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT)
Entrada gratuita
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ‘SISTEMA FECOMÉRCIO-MT CELEBRA CUIABÁ’
SESC ARSENAL
6 de abril
17h às 20h30 – Celebra Cuiabá + Verde – distribuição de mudas
17h às 20h – Performance artística ‘Cuiabania’ com Adriano Figueiredo I Hall de entrada
18h – Abertura da exposição ‘Cuiabania em Tela’ de Walmir Leite I Galeria de Artes
18h – Lançamento do livro ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz’ I Biblioteca
18h – Atendimento de saúde – Senac MT I Jardim
18h40 – Apresentação de Siriri com Grupo Flor de Atalaia I Jardim
19h – Exibição do documentário ‘Sesc Celebra Cuiabá’ – História e Cultura I Cinema
19h40 – Apresentação de música com Roberto Lucialdo e Banda I Jardim
7 de abril – Não haverá programação nas unidades do Sesc-MT devido o feriado de ‘Sexta-feira Santa’
8 de abril
17h às 20h30 – Celebra Cuiabá + Verde – distribuição de mudas
17h – Exposição de livros com autores cuiabanos I Varanda
18h – Celebra Cuiabá + Verde – doação de mudas
18h – Atendimento de saúde – Senac MT I Jardim
18h – Feira gastronômica e economia criativa I Varanda
18h – Aula show do Senac-MT I Jardim
19h – Estreia do documentário ‘Sesc Celebra Cuiabá’ I Cinema
19h – Apresentação de música com Pescuma, Henrique e Claudinho I Jardim
9 de abril
17h – Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Oficina de Peteca I Jardim
18h – Música ao Vivo – Cris Chaves I Jardim
SESC DR. MEIRELLES
8 de abril
8h – Feira cultural
8h – Jogos, brinquedos e brincadeiras
14h – Apresentação de siriri: grupo Flor de Atalaia
Fecomercio MT


MATO GROSSO
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.
Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.
“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.
O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.
Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.
Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.
Representante da advocacia
Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.
“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.
Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.
“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.
O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Autoconhecimento e escolhas conscientes marcam encontro do “Mulheres Incríveis” em Cuiabá
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Petra é a cerveja oficial no show da turnê “Jorge & Mateus 20 Anos” em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mais de 129 mil empreendedores do estado têm mais de 45 anos, aponta pesquisa do Sebrae/MT
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Colégio Unicus é premiado como destaque nacional em educação bilíngue no School Innovation Program
-
ARTIGOS7 dias atrás
Brasil: Polarização e a Estrada do Caos – Reflexão sobre o extremismo político e a urgência do diálogo
-
MATO GROSSO24 horas atrás
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT
-
MATO GROSSO1 dia atrás
AACCMT abre inscrições para voluntários do McDia Feliz 2025