Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sugestão de Pauta: Senac-MT trará Samy Dana e Geraldo Rufino para a ExpoEcos 2023

Publicados

MATO GROSSO

O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) anunciou, nesta quarta-feira (19), a vinda do economista Samy Dana e do empreendedor Geraldo Rufino para a edição de 2023 do Encontro Centro-Oeste dos Supermercadistas, Atacadistas, Distribuidores, Indústria e Food Service (ExpoEcos).
A feira de negócios do setor de alimentos, bebidas e serviços será realizada entre os dias 15 e 17 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, pelas Associações Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad) e de Supermercados de Mato Grosso (Asmat) e pelos Sindicatos do Comércio Atacadista Distribuidor de Mato Grosso (Sincad-MT) e Varejista de Gêneros Alimentícios de Cuiabá (Sincovaga-MT).
Samy Dana falará sobre finanças, economia e negócios no primeiro dia da ExpoEcos, 15 de agosto. Já no dia seguinte (16/8), Geraldo Rufino abordará superação, liderança, inovação, resiliência, trabalho em equipe e motivação. Ambas as palestras serão ministradas às 17h.
A organização do evento espera reunir aproximadamente 15 mil pessoas nos três dias da feira, com uma movimentação financeira estimada em R$ 35 milhões e a geração de mais de 1,5 mil empregos diretos e indiretos.
“As empresas atacadistas e varejistas do ramo alimentício são uma força motriz da nossa economia e grandes geradoras de empregos formais no comércio. O Senac-MT já apoia o setor supermercadista com a capacitação contínua de mão de obra em diversas áreas e essas palestras com nomes renomados agregarão muito mais conhecimento aos profissionais da área”, sintetiza o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) também estará presente na ExpoEcos 2023 com apresentações de dança do grupo Flor Ribeirinha e musicais com Sandro Lemes e Viviane Cantarela, além de Espaço do Artesanato. Outras informações e inscrições no site ‘expoecos2023.com’.
Conheça os palestrantes
 
Samy Dana é professor de Economia da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e comentarista da rádio Jovem Pan no ‘Jornal da Manhã’ e no programa ‘Pânico’. Foi comentarista da TV Globo, sendo colunista do ‘Jornal da Globo’, ‘SPTV’, ‘Hora 1’ e do ‘Em Pauta’ da Globo News. Samy também desenvolveu, no ‘Esporte Espetacular’ e no ‘Seleção Sportv’, o ‘Estudo de Campo’, uma coluna cujo objetivo era explicar o esporte por meio dos números. Além disso, possui graduação e mestrado em economia, doutorado em administração e Ph.D. in Business pela Harvard Business School. Possui mais de 15 anos de experiência em consultorias e apresentação de palestras, e autor de vários livros ligados a finanças, economia e negócios.
Geraldo Rufino é um exemplo inspirador de superação e sucesso. Sua trajetória de catador de latinhas a empresário de destaque motiva milhares de pessoas a acreditarem em seu próprio potencial. Mesmo enfrentando seis falências, Rufino transformou cada adversidade em uma oportunidade de crescimento, revolucionando o segmento de desmanche de veículos ao fundar a JR Diesel. Como palestrante, é um dos especialistas mais requisitados para os temas superação, liderança, inovação, resiliência, trabalho em equipe e motivação. Com um jeito simples e com uma postura visionária, Rufino é destaque no mundo do empreendedorismo sendo especialista em positividade.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT)

Contato: Maicon Oliveira

Telefone & WhatsApp: 65 9 9909-8332

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Editais da aplicação da Lei Paulo Gustavo já estão disponíveis para consulta
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Ações do Governo de MT para preservação do meio ambiente garantem R$ 170 milhões em recursos internacionais

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA