Parceria fortalecida
TCE-MT e UCMMAT fortalecem parceria para 2023
MATO GROSSO
A fim de fortalecer ainda mais o compromisso do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) com a orientação e a capacitação dos vereadores dos 141 municípios do estado, o conselheiro-presidente José Carlos Novelli recebeu, na tarde desta quarta-feira (18), o presidente da União das Câmaras Municipais deMatobruno 111 Grosso (UCMMAT), Bruno Rios.
Na oportunidade, Novelli destacou a importância da parceria entre o Tribunal de Contas e a entidade. “A UCMMAT começa o ano vindo aqui dar todo seu apoio para que possamos realizar nossas metas para 2023 e o TCE dá apoio integral para que a UCMMAT desenvolva um trabalho de excelência, principalmente, na capacitação dos vereadores. São mais de 1,4 mil vereadores no estado, que têm a função específica de fiscalizar o Poder Executivo municipal e que precisam estar capacitados”.

Bruno Rios, que é vereador por Várzea Grande, agradeceu o estreitamento de laços com os municípios promovido pela atual gestão da Corte de Contas. “O controle externo está exercendo um papel orientativo, estendendo as mãos a todos os vereadores e prefeitos, buscando qualificar, capacitar, orientar para que se tenha eficiência na aplicação do dinheiro público. Não somos só fiscalizados, somos abraçados pelo TCE. Agradeço pela abertura que nos deu para os cursos de qualificação, o vereador qualificado é o povo bem representado”.
Essa atuação pedagógica e orientativa da Corte de Contas mato-grossense já havia sido prioridade em 2022. O Interage TCE e o Democracia Ativa, promovido durante o TCE em Movimento, por exemplo, levaram capacitação técnica de qualidade aos parlamentares e a meta é continuar essa parceria ao longo deste ano.
O secretário-geral da Presidência do TCE-MT, Marco Rockenbac, também participou do encontro.
Fonte: UCMMAT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.