MATO GROSSO
Temporal nesta quarta foi o mais severo e atingiu diversas cidades de Mato Grosso, diz concessionária
MATO GROSSO
A concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso informou que está trabalhando em regime de contingência, por conta do impacto causado por temporal acompanhado de fortes ventos em Mato Grosso, esta tarde. Segundo a empresa, os trabalhos se concentram principalmente nas cidades de Rondonópolis, Primavera do Leste, Colniza, Alta Floresta, Barra do Garças e Cláudia.
Ainda conforme a concessionária, este foi o evento climático mais severo de 2023. A empresa também detalhou que precisou reforçar as equipes para atender os clientes o mais rápido possível.
Na BR-364, próximo a Campo Verde, o vento forte causou a queda de oito postes, interrompendo o fornecimento da zona rural e de regiões de Jaciara. As rajadas chegaram a atingir 70 km/h.
A região de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada também foi afetada pela chuva, que derrubou várias árvores nas redes, interrompendo o fornecimento de energia. No momento, em todo o estado, mais de 92% dos clientes impactados já tiverem o fornecimento restabelecido.
A concessionária pediu aos moradores que não se aproximem de cabos e fios soltos. A empresa ressaltou que disponibiliza canais de contato para a população pelo WhatsApp.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.