MATO GROSSO
Três pessoas esperam por vagas em UTIs exclusivas covid em Mato Grosso
MATO GROSSO
Três pessoas esperam por uma vaga em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) públicas de Mato Grosso exclusivas para a covid-19. Informação consta em boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Avanço da doença no estado foi notado neste mês de janeiro, em que taxa de ocupação dos leitos intensivos subiu de 40,70% para 85,99%. Atualmente, restam 24 leitos disponíveis. Os que esperam por vagas estão em municípios cujos hospitais já estão lotados.
Leitos pediátricos também têm 90% de ocupação, com 9 crianças internadas em todo Mato Grosso em estado grave.
Desde a última sexta (28), foram registrados 7,6 mil novos casos da doença no estado, além de 43 mortes. Apenas em janeiro, foram 70,9 mil casos confirmados. Atualmente, estima-se que 31,3 mil pessoas tenham o vírus ativo no corpo.
Desde o início da pandemia, estado acumula 629.323 casos da doença e 14.304 mortes ocasionadas por ela. Outras 583.668 pessoas foram contaminadas pelo vírus e conseguiram se recuperar.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de covid-19 estão: Cuiabá (118.287), Várzea Grande (47.018), Rondonópolis (40.327), Sinop (29.324), Tangará da Serra (21.082), Sorriso (19.639), Lucas do Rio Verde (18.891), Primavera do Leste (17.542), Cáceres (14.431) e Alta Floresta (12.322).
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.
FONTE/ REPOST: ANA FLÁVIA CORRÊA – RD NEWS
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.