Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Varanda vota contra pedido de reajuste da tarifa de Água e Esgoto em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

O vereador Rogério Varanda (MDB) que representa a Câmara de Cuiabá no Conselho da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) protocolou documento, informando a justificativa do voto contrário ao processo da Concessionária Águas Cuiabá, que pede o reajuste em 8,85% da tarifa dos serviços públicos de água e esgotamento sanitário da Capital.
Na última reunião realizada pelo Conselho da Agência, o vereador Rogério Varanda solicitou vista do processo, sendo o voto dele, o único contrário ao reajuste. O documento foi protocolado na quarta-feira (24.01) na Agência de Regulação. Em trecho do documento o parlamentar explica a negativa para o aumento.
“O denominado impedimento do reajuste, vez que no ano passado (2023) a Águas Cuiabá obteve o reajuste do valor da tarifa de água e esgoto da Capital em 9.91970%, contrariando o índice da inflação que chegou aproximadamente em 5,79% da transição do ano 2022/2023. Resultando um aumento de aproximadamente 66% a mais que o devido. Desse modo, o pedido de reajuste de 8,85% é, mais uma vez, superior ao índice da inflação, qual equivale a 4,72%, dados que podem ser consultados pelo IBGE”.
Em outro trecho do documento o vereador Rogério Varanda relata que existe uma grande quantidade de bairros sem o devido fornecimento de água ou com um alto teor de desperdício da água, bem como ainda se encontra esgoto sanitário a céu aberto.
“Por meio de diligências internas, este vereador localizou os seguintes bairros a mercê da concessionária de água e esgoto: Altos da Serra CPA 4 1° de Março Jardim Itália Avenida Itália Jardim Mariana Duque de Caxias e Parque Atalaia, Osmar Cabral, Vila Nova, São João Del Rei, Novo Milênio, Planalto, Novo Mato Grosso, Dr. Fábio I e II, Parque Atalaia, Jardim Brasil, Canavarro, região da grande Morada da Serra, Residencial Nova Canaã 1 e 2, Centro, entre outros”.
E no parecer final, o vereador Rogério Varanda confirmou o voto contrário ao reajuste. “As reclamações que geraram visitas da equipe são problemas de abastecimento de água, esgoto a céu aberto e água tratada sendo desperdiçada nas vias públicas. Contrariamente ao entendimento majoritário, voto pela rejeição do reajuste tarifário sobre o abastecimento de água e esgotamento sanitário do montante de 8,85730 % do ano de 2024”, justificou.
Assessoria de Imprensa
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícia Civil e Sema deflagram operação de fiscalização da pesca predatória
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Forças de segurança e 700 alunos da rede estadual vão desfilar no Dia da Independência em Cuiabá

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA