Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Veja o que abre e o que fecha no Dia da Nossa Senhora da Conceição em Cuiabá e VG

Publicados

MATO GROSSO

Nesta quarta-feira (8), é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Padroeira de Cuiabá. Na Capital, a data é considerada feriado municipal. Em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), por sua vez, o feriado é facultativo. Para entender o que deve abrir e o que deve fechar, o Olhar Direto consultou as prefeituras de ambas cidades. 

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, o decreto municipal nº. 8.499 de 23 de junho de 2021, que torna os feriados neste ano dia útil, não se aplica aos feriados religiosos. Com isso, o comércio na Capital não está autorizado a funcionar e, além disso, os serviços públicos estarão suspensos.

Isto também significa que em Cuiabá, o comércio em geral deverá se atentar às regras de funcionamento, conforme consta na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do município, como o pagamento das horas trabalhadas em dobro, incluindo comissões de vendas, conforme relatou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT).

Leia Também:  A Família como Pilar de Esperança e Superação para o Futuro de Mato Grosso

Em Várzea Grande, segundo a assessoria da Prefeitura da cidade, o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é considerado ponto facultativo. Isto devido ao decreto municipal nº. 79/2020, que torna a data facultativa.Apesar disso, o atendimento nos órgãos públicos de Várzea Grande também estarão suspensos neste dia. 

Sobre o funcionamento da atividade econômica, em Várzea Grande, o exercício poderá ser realizado sem qualquer tipo de prejuízo ao comércio, à indústria ou à prestação de serviços, que poderão funcionar normalmente sem a necessidade de seguir as obrigações previstas na CCT que inclui este município.

Vacinação

Em Cuiabá, apenas os polos do Sesi Papa e da Universidade Federal de Mato Grosso. A campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar atuará em sistema de rodízio das 8h às 12h. É necessário chegar ao local até às 11h30. O polo da Assembleia Legislativa estará fechado, a pedido da administração da Casa de Leis. Caso alguém esteja agendado para este polo, deve se dirigir a qualquer outro que esteja funcionando na data agendada.

Leia Também:  Sefaz lança seletivo para analista de tecnologia da informação com salário de R$ 16,9 mil

De acordo com o Executivo Municipal de Cuiabá, neste momento a campanha de imunização está vacinando pessoas com a segunda dose, dentro do prazo estipulado no cartão de vacinação. Também estão sendo vacinados com a dose de reforço todas as pessoas de 18 a 59 anos que tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina contra o coronavírus há 5 meses (150 dias). Pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram nenhuma dose, devem fazer o cadastro no site Vacina Cuiabá e comparecer a qualquer polo e se vacinar o quanto antes.

FOTO/ REPOST: MICHAEL ESQUER – OLHAR DIRETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Simpósio estimula diálogo sobre Direito Administrativo Econômico

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA