Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Vereador que matou a ex foi solto pela justiça a pedido do Ministério Publico

Publicados

MATO GROSSO

O vereador José Soares de Souza, conhecido como Zé Fadiga (MDB), já havia sido preso por agredir e manter a esposa em cárcere privado três meses antes de matá-la. Na audiência de custódia em junho de 2024, o juiz Luís Otávio Tonello dos Santos, plantonista da Comarca de Ribeirão Cascalheira, determinou a soltura do acusado por já haver um pedido de liberdade provisória do Ministério Público (MPMT). A justiça falhou mais uma vez com uma mulher que sofreu violência doméstica. No último sábado, 26, Zé Fadiga assassinou a ex-esposa Olindina Maria da Silva, de 42 anos, e o irmão dela, Odélio José da Silva, de 48 anos, a tiros.
A vítima já havia registrado denúncia e pedido medida protetiva contra Zé Fadiga. Em documento judicial, a ex-esposa relatou que era proibida de sair e de utilizar o celular para se comunicar. A vítima havia relatado que o vereador a vigiava por câmeras de segurança e que ele contava com a ajuda de um colega que também é parlamentar.

Apesar de denunciar o crime, a justiça falhou com mais uma vítima de feminicídio. A mulher seguiu todos os passos recomendados pelas autoridades de segurança pública para se defender do agressor e, mesmo assim, teve a vida ceifada.

Leia Também:  Governo de MT moderniza e entrega novo Lar Doce Lar; unidade acolhe pacientes com deficiência

Em um trecho da decisão que concedeu liberdade ao vereador após ser preso em flagrante por violência doméstica, o magistrado explicou que não pôde o manter preso, mesmo com indícios dos crimes, por um pedido do MPMT.

“Este último requisito se consubstancia no perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado, ou seja, a indicação, a partir de fatos concretos e contemporâneos, de que o acusado, em liberdade, criará empecilhos ao regular conhecimento e julgamento do caso penal ou, ainda, que se furtará ao cumprimento de eventual pena privativa de liberdade. […] Por outro lado, em que pese à conduta do custodiado seja reprovável, não cabe a este Juízo medida outra a ser adotada que não a soltura do agressor, ante o entendimento jurisprudencial de que o Juiz não pode converter o flagrante em preventiva quando houver pedido de liberdade provisória por parte do Ministério Público”, apontou o magistrado.

Além de não terem convertido a prisão do vereador de flagrante para preventiva, o magistrado também optou por não o monitorar com tornozeleira eletrônica e justificou que Zé Fadiga possuía casa, emprego fixo e também por ser vereador do município.

Leia Também:  Polícia Militar entrega brinquedos e cestas básicas em comemoração ao Natal em Mato Grosso

“[…]verifico que não se faz necessário, considerando que o custodiado possui endereço fixo e trabalho lícito, bem como é figura pública exercendo vereança no município”, diz trecho de decisão.

Após dois meses da denúncia da vítima, o próprio MPMT, que pediu a liberdade do acusado, o denunciou pelo crime de violência doméstica.

Olindina e seu irmão foram assassinados três meses após ela denunciar seu ex-marido e pedir medida protetiva. A vítima pediu ajuda e acreditou na proteção do Estado. O final dessa história poderia ser diferente, assim como a de tantas outras mulheres que perderam a vida para a violência doméstica.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá

Publicados

em

Durante a programação da 57ª edição da Expoagro – uma das maiores feiras agropecuárias do Centro-Oeste, os visitantes poderão conhecer de perto o mais novo lançamento da Essence Urbanismo: o Essence Bella Vita Home Club. O empreendimento será apresentado e comercializado com condições especiais, exclusivamente na sede da Gouveia Imóveis, parceiro da incorporadora durante o evento.

A programação da Expoagro começa nesta quinta-feira (10) e segue até o dia 20 de julho, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, e reúne empresários, produtores rurais, investidores e o público em geral.

O público também poderá conferir rodeios, shows musicais, o Fórum das Cadeias Produtivas, feira comercial com produtos e serviços voltados ao setor agropecuário, parque de diversões, praça de alimentação, competições hípicas e diversas outras atrações para toda a família.

Localizado em uma área estratégica e promissora de Cuiabá, o Essence Bella Vita promete unir qualidade de vida, infraestrutura moderna e valorização imobiliária, características já reconhecidas nos projetos da Essence Urbanismo.

O condomínio residencial clube conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m². O projeto arquitetônico valoriza a segurança, convivência, e contato com a natureza. Lançado este ano, mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.

Leia Também:  Advogados ultrapassaram limites éticos e passaram a integrar organização criminosa como 'testas de ferro'

“A Expoagro é uma vitrine importante para grandes negócios, e estamos muito felizes em apresentar o Bella Vita ao público durante essa edição, em parceria com a Gouveia Imóveis”, afirmou o diretor comercial da Essence Urbanismo, José Paulo.

Sobre o Essence Bella Vita Home Club

A estrutura apresenta piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty care, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada.

Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA