EXTORSÃO DA VEZ
Bandidos filmam homens casados em motéis com amantes e exigem dinheiro
MATO GROSSO
O levantamento do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostrou que aplicar golpes foi o “crime da moda” no Brasil em 2022. No país foram registrados 208 crimes dessa natureza por hora no ano passado. Em Mato Grosso, um dos golpes que está sendo realizado é em motéis e casas noturnas de Cuiabá e Várzea Grande.
Criminosos estão filmando homens, muitas vezes casados ou comprometidos, entrando nesses estabelecimentos com amantes, ou garotas de programa. Eles identificam as vítimas a partir das placas dos veículos e passam a
extorquir.
Segundo o delegado Nilson André Farias de Oliveira, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande, a maioria das vítimas não denuncia por medo de que a esposa descubra a traição ou até mesmo pela vergonha da exposição.
“Como às vezes envolve uma traição, um caso ‘vexatório’, onde a pessoa não quer se expor, não quer que descubram que saiu com transexual ou algo do tipo, acaba nem registrando ou quando registram, contam outra história, onde ocorreu um furto. Mas quando nós, como investigadores, vamos apurar e aprofundamos, descobrimos que aconteceu a extorsão”, explica.
Ainda conforme o delegado, os valores que os bandidos tentam extorquir mudam de vítima para vítima.
“Quando eles identificam que a vítima possui uma grande quantia financeira ou é alguém bem-sucedido aumenta o valor. Mas muitas vezes acontece de exigir um valor alto e depois ir abaixando o preço e a vítima acaba pagando”, acrescenta.
Nilson André reforça que, caso alguém seja vítima desse tipo de extorsão, procure a polícia e realize o boletim de ocorrência.
“A dica é não pagar o valor, em hipótese alguma. Porque se você pagar esse valor, o bandido vai querer mais. É uma fonte inesgotável. Ele para e volta na outra semana pedindo mais, eles continuando cobrando”, completa.
O delegado afirma que, caso a vítima tenha pago o valor, mas se arrependeu logo depois, é bom registrar boletim de ocorrência o mais rápido possível, que, fica mais fácil conseguiu ‘rastrear’ para onde o dinheiro foi e recuperar o valor.
“Se pagou via Pix, via transação bancária, fica mais fácil, porque nós conseguimos eventualmente identificar quem recebeu esse valor e às vezes até efetuar a prisão dessa pessoa”, afirma.
“E quem empresta a conta pra receber esse valor também pode praticar o crime. Dependendo da organização, da estrutura criminosa, pode responder até por lavagem de dinheiro”, acrescenta.
Segundo o delegado, em Cuiabá e Várzea Grande existe uma organização criminosa especializada na prática de extorsão.


MATO GROSSO
MT Warriors Championship terá disputa feminina profissional

O MT Warriors Championship, primeiro campeonato de kickboxing 100% profissional do estado de Mato Grosso, traz uma novidade: a disputa feminina. O evento será realizado no dia 27 de setembro, a partir das 19h, no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, anexo à Arena Pantanal, em Cuiabá. A entrada é gratuita.
Ana Clara Montini, do Paraná, enfrentará Luany Rocha, representante de Mato Grosso, no card preliminar peso pena (até 65 kg). O combate será um dos destaques da noite, que contará com 12 lutas casadas dos masculino, sendo duas valendo cinturão.
O evento também recebe apoio do Governo de Mato Grosso e será realizado no Palácio das Artes Marciais, que está em fase final de revitalização. O espaço será reinaugurado com melhorias significativas em conforto, segurança e acessibilidade, e deve receber mais de mil pessoas na noite do evento. A pesagem oficial das atletas acontecerá um dia antes da competição
Com premiação total de R$ 50 mil – a maior já registrada em competições da modalidade no estado, o MT Warriors Championship chega para marcar uma nova era no esporte regional.
Além do prêmio em dinheiro, os três melhores atletas da noite garantirão vaga direta no WGP Kickboxing, o maior campeonato da América Latina na modalidade.
O presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya, destaca o diferencial da competição.
“Essa edição do MT Warriors não é apenas um marco por ser o primeiro evento 100% profissional em nosso estado, mas também por valorizar o esporte feminino com uma disputa inédita de cinturão. É um passo fundamental para o crescimento do kickboxing em Mato Grosso”, ressaltou o presidente.
O campeonato conta com a chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas participantes.
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrás
Kelvy apresenta single “Agora, Sempre e Talvez” com nostalgia dos anos 2000
-
MATO GROSSO6 horas atrás
MT Warriors Championship terá disputa feminina profissional
-
MATO GROSSO6 horas atrás
João Lucas Megiolaro apresenta seu primeiro recital solo na Casa do Parque
-
MATO GROSSO6 horas atrás
Especialista alerta sobre os riscos do uso inadequado de cintas e coletes ortopédicos