EXTORSÃO DA VEZ
Bandidos filmam homens casados em motéis com amantes e exigem dinheiro
MATO GROSSO
O levantamento do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostrou que aplicar golpes foi o “crime da moda” no Brasil em 2022. No país foram registrados 208 crimes dessa natureza por hora no ano passado. Em Mato Grosso, um dos golpes que está sendo realizado é em motéis e casas noturnas de Cuiabá e Várzea Grande.
Criminosos estão filmando homens, muitas vezes casados ou comprometidos, entrando nesses estabelecimentos com amantes, ou garotas de programa. Eles identificam as vítimas a partir das placas dos veículos e passam a
extorquir.
Segundo o delegado Nilson André Farias de Oliveira, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande, a maioria das vítimas não denuncia por medo de que a esposa descubra a traição ou até mesmo pela vergonha da exposição.
“Como às vezes envolve uma traição, um caso ‘vexatório’, onde a pessoa não quer se expor, não quer que descubram que saiu com transexual ou algo do tipo, acaba nem registrando ou quando registram, contam outra história, onde ocorreu um furto. Mas quando nós, como investigadores, vamos apurar e aprofundamos, descobrimos que aconteceu a extorsão”, explica.
Ainda conforme o delegado, os valores que os bandidos tentam extorquir mudam de vítima para vítima.
“Quando eles identificam que a vítima possui uma grande quantia financeira ou é alguém bem-sucedido aumenta o valor. Mas muitas vezes acontece de exigir um valor alto e depois ir abaixando o preço e a vítima acaba pagando”, acrescenta.
Nilson André reforça que, caso alguém seja vítima desse tipo de extorsão, procure a polícia e realize o boletim de ocorrência.
“A dica é não pagar o valor, em hipótese alguma. Porque se você pagar esse valor, o bandido vai querer mais. É uma fonte inesgotável. Ele para e volta na outra semana pedindo mais, eles continuando cobrando”, completa.
O delegado afirma que, caso a vítima tenha pago o valor, mas se arrependeu logo depois, é bom registrar boletim de ocorrência o mais rápido possível, que, fica mais fácil conseguiu ‘rastrear’ para onde o dinheiro foi e recuperar o valor.
“Se pagou via Pix, via transação bancária, fica mais fácil, porque nós conseguimos eventualmente identificar quem recebeu esse valor e às vezes até efetuar a prisão dessa pessoa”, afirma.
“E quem empresta a conta pra receber esse valor também pode praticar o crime. Dependendo da organização, da estrutura criminosa, pode responder até por lavagem de dinheiro”, acrescenta.
Segundo o delegado, em Cuiabá e Várzea Grande existe uma organização criminosa especializada na prática de extorsão.


MATO GROSSO
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.
A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.
“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.
Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.
Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.
“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.
Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.
O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.
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