MATO GROSSO
Forças de segurança apreendem 47 celulares e autuam 3 presos por tráfico de drogas em operação na PCE
MATO GROSSO
Cerca de 300 policiais civis, militares e penais, além de agentes da Politec, Ciopaer e da Rotam atuaram na operação.
As equipes das forças de segurança de Mato Grosso apreenderam 47 celulares e porções de droga durante a Operação Raio Limpo, deflagrada nesta quarta-feira (09.10), na Penitenciária Central do Estado (PCE).
Além das apreensões, três presos, que ocupam celas individuais no Raio 8, foram autuados em flagrante por tráfico de drogas.
Durante as buscas, também foi localizado apetrechos improvisados, como antena para telefone móvel.
“A operação vai contribuir para impactar diretamente na comunicação do crime organizado com quem está do lado de fora dos muros carcerários. Nosso empenho é para tolerância zero contra o crime e para manutenção da segurança para a população”, afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri.
A operação foi deflagrada às 6 horas da manhã e se estendeu até o início da tarde. Cerca de 300 agentes das forças de segurança atuaram na ação. Participaram policiais civis, militares e penais, além de equipes de unidades especializadas do Ciopaer, Rotam e GOE e agentes da Politec.
Roveri explicou que os três flagrantes estão sendo informados ao Poder Judiciário para responsabilização dos envolvidos. Todos os celulares vão passar por perícia na Politec, que irá apontar as medidas legais a serem adotadas. As drogas foram apreendidas.


MATO GROSSO
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.