ÓDIO MORTAL
Mulher foi morta com 44 facadas; ex alegou momento de fúria
MATO GROSSO
O corpo de Rosemar Cebalho Baroncielo Bispo, de 34 anos, morta a facadas pelo ex-marido, apresentava 44 perfurações, segundo a Politec.
Acusado de cometer o crime, seu ex-marido Aloísio Teodoro Bispo Filho, de 37 anos, afirmou, de forma preliminar, ter agido em um momento de fúria.
O feminicídio aconteceu na noite de domingo (15), em Cáceres, após a vítima voltar do trabalho. Rosemar foi surpreendida e morta pelo ex ao abrir o portão de casa e se deparar com ele lá dentro.
Rosemar tinha registrado um boletim de ocorrência no dia 31 de agosto contra Aloísio, por ameaça, e pedido uma medida protetiva.
Os dois estavam separados, segundo o suspeito, há cerca de três meses. Aloísio não aceitava o fim da relação.
Depois de cometer o crime, ele tentou fugir para a Bolívia. E foi preso na comunidade do Tabuleta, Distrito de Glória D’Oeste.
Durante a fuga o pneu da motocicleta em que estava furou e Aloísio parou em uma borracharia para consertá-lo.
A Polícia Militar de Porto Esperidião foi informada de que ele poderia estar no estabelecimento.
Quando os militares chegaram ao local, Aloísio afirmou que estava a caminho de um serviço da cidade vizinha.
Segundo a PM, ao ter a identidade solicitada, ele tentou fugir, mas logo foi capturado.
Assim que recebeu voz de prisão, ele confessou a autoria do crime.
A delegacia da Mulher de Cáceres está a frente da investigação.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.