TESTEMUNHA EM INVESTIGAÇÃO
Mulher relata ter sofrido tentativa de estupro de ex-PM suspeito de matar advogada
MATO GROSSO
O ex-soldado da Polícia Militar, Almir Monteiro dos Reis, 49 anos, indiciado pelo estupro seguido de feminicídio da advogada Cristiane Castrillon da Fonseca Tirloni, 48 anos, já teria tentado estuprar outra vítima com o mesmo “modus operandi” utilizado no dia 13 de agosto, quando matou Cristiane.
De acordo com Marcel Oliveira, delegado titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a equipe policial chegou até uma testemunha, após ouvir outros relatos, que teria sido vítima da tentativa de estupro praticada pelo ex-PM.
Na ocasião, Almir prendeu os braços da mulher para trás, como uma maneira de tentar forçar uma relação sexual anal, mas a mulher não permitiu e conseguiu escapar da situação.
Diante deste relato, a DHPP acredita que o mesmo foi feito com Cristiane, e diante da negativa dela para a relação sexual anal, o suspeito a agrediu brutalmente, resultando na morte.
“Ele prendia os braços e segurava a vítima. Cristiane tinha as marcas dessa pressão realizada sobre os pulsos, a perícia constatou isso”, afirmou Marcel.
“Por essa resistência em negar a relação sexual, ela foi brutalmente agredida e espancada. Foram identificados todos os sinais de agressões, especialmente na região da cabeça”, completou.
Como uma tentativa de sair impune do crime de estupro, Almir matou Cristiane e simulou a saída dela de sua casa, deixando-a no banco traseiro de seu veículo, um Jeep Renegade cor verde, com óculos escuros, para aparentar ser uma passageira do carro, em uma situação normal, enquanto conduzia o carro até o Parque das Águas, onde a vítima foi encontrada pelo irmão.
Após abandonar o corpo da advogada, o ex-PM ainda se encontrou com uma companheira, cerca de meia hora após. Quando foi preso por volta das 23h do domingo (13), a mulher estava na casa do suspeito e ficou sabendo do crime naquele momento, quando os policiais civis a informaram sobre o ocorrido.
A mulher chegou a comentar com os policias que possivelmente seria uma próxima vítima de Almir, caso ele não tivesse sido pego pela morte de Cristiane. Eles se conheceram em um aplicativo de internet e teriam tido três encontros.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.