Search
Close this search box.
CUIABÁ

POLITÍCA NACIONAL

Lei cria Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana

Publicados

POLITÍCA NACIONAL

A lei que institui a Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana (Lei 14.935/24) foi publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União. A norma teve origem no Projeto de Lei 906/15, do deputado Padre João (PT-MG).

Agricultura urbana e periurbana é a atividade agrícola e pecuária desenvolvida nas áreas urbanas e próximas dos perímetros das cidades, integrada ao sistema ecológico e econômico urbano e destinada à produção e extração de alimentos.

Segundo a lei, são objetivos da nova política:

  • ampliar a segurança alimentar das populações urbanas vulneráveis;
  • propiciar a ocupação de espaços urbanos e periurbanos livres e subutilizados;
  • gerar alternativa de renda à população urbana e periurbana;
  • articular a produção de alimentos nas cidades com os programas de compras públicas para alimentação em escolas, creches, hospitais, asilos, presídios e outros;
  • estimular o trabalho familiar, de cooperativas e organizações da economia popular e solidária voltadas para a agricultura urbana e periurbana;
  • promover a educação ambiental e a produção agroecológica e orgânica de alimentos nas cidades;
  • difundir a reciclagem e o uso de resíduos orgânicos, de águas residuais e de águas pluviais na agricultura urbana e periurbana.
Leia Também:  Relator apresenta nesta terça-feira relatório da LDO

A nova política deverá ser planejada e executada de forma descentralizada, com a cooperação entre União, estados, municípios, entidades da sociedade civil e instituições de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, deverá estimular e apoiar feiras livres e outras formas de comercialização direta entre agricultores e consumidores.

Da Agência Senado – ND

Fonte: Câmara dos Deputados

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

VÍDEO: Pablo Marçal publica vídeo em ambulância após levar cadeirada de Datena

Publicados

em

Pablo Marçal publicou um vídeo de dentro de uma ambulância após ser atingido por uma cadeirada desferida por José Luiz Datena. O incidente, que surpreendeu os espectadores e gerou grande repercussão, ocorreu durante um momento de forte discordância entre os dois candidatos.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Negociação de venda de energia excedente de Itaipu é tema de audiência na quarta
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA