Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Concurso em Cuiabá tem abstenção histórica; dez mil

Publicados

MATO GROSSO

Um total de 27.815 mil pessoas participaram neste domingo (29) do concurso realizado pela Prefeitura de Cuiabá, que irá selecionar mais de 2 mil novos servidores para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O certame, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), é o maior realizado para a saúde
desde 2014.

Conforme a organização do IBFC, as provas foram aplicadas dentro dos critérios previamente estabelecidos pelo edital. O número de ausentes registrado pela entidade foi de 10.513, o que representa 27,43% dos 38.328 inscritos.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, ressalta a grandiosidade do certame. “Investimos nas melhorias estruturais das nossas unidades de saúde, garantindo obras em 93% delas. Atuamos firmemente na capacitação e ampliação do quadro de servidores. São mais de 2 mil vagas”.
As provas foram realizadas em Cuiabá e Várzea Grande, em horários diferentes para os cargos de nível médio e superior, para proporcionar aos candidatos maior possibilidade de concorrência a vagas de diferentes áreas. Todas tiveram 4 horas de duração.

As provas foram aplicadas em 44 pontos distintos. “Sabemos que esse concurso é de extrema importância para a população cuiabana e por isso, como de praxe, trabalhamos com afinco para que ele fosse realizado dentro de todos os parâmetros estabelecidos. Foram vários locais de provas e muita expectativa para o concurso, que transcorreu de maneira muito tranquila”, diz Yuri Faraco, diretor do IBFC.
Das 2.162 vagas para efetivação imediata e formação de cadastro de reserva para níveis médio e superior, 221 são especificamente para médicos. O resultado da prova objetiva e a folha de respostas do candidato serão divulgados no endereço eletrônico do IBFC – www.ibfc.org.br, na aba “Resultados”.

Leia Também:  SES realiza Primeira Jornada Estadual de Imunização para fortalecimento das ações em MT

FOLHA MAX 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Mendes cobra respeito e deseja que Lula seja 'prestigiado' por MT

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA