MATO GROSSO
Emanuel irá vetar “Dia do Orgulho Hétero”; “Minha esperança é que os vereadores arquivem esse absurdo”
MATO GROSSO
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), classificou como ‘melancólico’ o vereador tenente-coronel Paccola (Cidadania), terminar 2021, apresentando um Projeto de Lei para criar o “Dia do Orgulho Hétero” e ainda votar contrário a isenção da taxa de coleta de lixo para 35 mil famílias carentes.
De acordo com Emanuel, assim que o Projeto de Lei “Dia do Orgulho Hétero”, aprovado em primeira votação na Casa de Leis, chegar em sua mesa será vetado incontinente. “Minha esperança é que os vereadores na segunda votação arquivem esse absurdo, essa violência contra os direitos humanos, individuais e contra a dignidade da pessoa”.
Para o prefeito, a proposta é uma violência sobre todos os aspectos, além de despropositado, inoportuno que não tem nenhum sentido.
“Então você leva o ano inteiro inaugurando seu mandato para terminar o ano sendo lembrado pelo Dia do Orgulho Hétero, e por ter votado contra a isenção da taxa de lixo para 35 mil famílias carentes, é melancólico, é muito ruim. Eu acho que deve haver aí uma reflexão melhor nesse projeto”.
FONTE/ REPOST: Gislaine Morais & Kleyton Agostinho – VGN
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.