Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Secretário cita “sacrifício pela saúde” e é contra Carnaval em 2022

Publicados

MATO GROSSO

O Secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou ser contra a realização do Carnaval em 2022 nos municípios mato-grossenses. Para ele, é necessário um “sacrifício pela saúde da população”.

 

A declaração veio após o presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Carlos Lula, dizer que todos os representantes estaduais da Saúde são unânimes ao discordar da realização do evento que marca o mês de fevereiro.

Ao justificar seu posicionamento, Figueiredo disse estar alinhado com os pensamentos dos outros secretários e citou o Carnaval de 2020. “Dava para, nesse momento, fazer mais esse sacrifício pela saúde da população. Os riscos estão ai, a Europa explodindo casos para todo lado”.

O secretário ainda afirmou que a diminuição significativa de casos e mortes pela doença devido ao avanço da vacinação também não seria uma garantia de segurança para a realização do Carnaval.

 

Isso porque o evento combina aglomeração, chegada de turistas estrangeiros e a falta de controle sanitário, fatores essenciais para a disseminação do vírus e variantes.

Leia Também:  Aula de robótica educacional é novidade na volta às aulas da Escola Ferreira Mendes

Segundo ele, as festividades só poderiam ser realizadas com tranquilidade caso pelo menos 90% da população mato-grossense já estivesse imunizada contra o vírus. No entanto, a realidade do Estado mostra apenas 65% de cobertura vacinal até o momento.

“Uma nova onda da pandemia significa um grande sacrifício econômico para todos, porque haverá distorção na área econômica, na saúde, na educação. […] Não dá para ter um pouquinho mais de paciência?”, questionou.

Perguntado sobre as flexibilizações nas medidas protetivas em Cuiabá, o secretário disse respeitar as decisões do gestor municipal. No entanto, disse achar errado as aglomerações e destacou mais uma vez a imunização completa e de reforço como único meio de impedir uma nova onda do vírus.

FONTE/ REPOST: VITÓRIA GOMES – MÍDIA NEWS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Avenida Miguel Sutil receberá obras de esgoto na segunda-feira (14)

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA