Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Vírus: Criança de colo e mais quatro pessoas morrem em menos de uma semana em terra indígena

Publicados

MATO GROSSO

Pelo menos cinco indígenas do povo Mẽbêngôkre, também conhecidos como Kayapó, teriam morrido em menos de seis dias no começo deste ano na Terra Indígena (TI) Capoto/Jarina, em Mato Grosso — onde mora o cacique Raoni, líder indígena conhecido internacionalmente pela defesa da Amazônia e povos indígenas — , e na TI Menkragnoti, divisa de Mato Grosso com o Pará.

As aldeias onde teriam sido registrados os óbitos foram a Kapot, Piaraçu, ambas localizadas na TI Capoto/Jarina e a Kororoti, na TI Menkragnoti. Entre as vítimas, estão três adultos e duas crianças. Conforme apurou o site Olhar Direto com uma indíngena Kayapó, devido aos sintomas de alguma delas, a suspeita é que as mortes estejam relacionadas a Covid-19 ou ao vírus da Influenza H3N2. 

Na aldeia Piaraçu uma criança de colo foi uma das vítimas. O bebê apresentava sintomas de gripe e estava enquadrado como suspeita de Covid-19. 

Uma idosa também morreu com sintomas de gripe na aldeia Kapot. Outra criança também faleceu. Esta, por sua vez, faleceu com sintomas de diarréia. Não há informações se um teste de Covid-19 havia sido feito em ambas as vítimas enquanto estavam vivas. 

Leia Também:  Gilberto Figueiredo nega dívida do estado de mais de R$ 66 milhões com a Prefeitura de Cuiabá, e pede pra Emanuel cobrar na justiça

Nesta mesma aldeia, o funcionário do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó de Mato Grosso, Bepdjiriti Txucarramãe, também do povo Kayapó, morreu na última sexta-feira (7). Ele teria morrido de problemas de saúde não identificados. 

Na aldeia Kororoti, um idoso também morreu com sintomas de gripe. Ele também estava enquadrado como suspeito de Covid-19. A vítima tinha problemas no pulmão e não resistiu após a compilação dos sintomas de síndrome respiratória. 

Nesta quarta-feira (12), Mayalú Txucarramãe, indíngena Kayapó e Waurá, geógrafa e neta do cacique Raoni, fez uma publicação nas redes sociais comentando a situação enfrentada na TI Capoto/Jarina. Na publicação ela cobrou as autoridades. “Em menos de 6 dias, perdemos 3 adultos e 2 crianças Mēbêngôkre. E ninguém da saúde se manifesta sobre as causas”, protestou. 
 

January 12, 2022

O que dizem as autoridades  

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e com o DSEI Kayapó de Mato Grosso, para questionar as medidas que estão sendo tomadas na TI Capoto/Jarina diante dos recentes óbitos, principalmente diante da escala de casos de Covid-19 e gripe.

Leia Também:  Procon monitora preços de gás de cozinha em 23 municípios de MT

O MS disse que irá apurar o caso. Os demais órgãos, até o momento da publicação desta matéria não responderam aos questionamentos. O espaço segue aberto para futuras manifestações. 

FONTE/ REPOST: MICHAEL ESQUER – OLHAR DIRETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Crystal celebra 30 anos com embalagem comemorativa e reforça sua conexão com o interior do Brasil

Publicados

em

Para celebrar seus 30 anos de história, a Crystal, marca do Grupo Petrópolis – maior cervejaria com capital 100% nacional – lança uma embalagem comemorativa, disponível até o final do ano nos principais pontos de venda do país. Presente na rotina e nas celebrações de milhões de brasileiros, a marca ocupa a 13ª posição entre as cervejas mais vendidas no Brasil, além de ser a terceira maior de seu segmento e líder de consumo dentro dos lares brasileiros, segundo dados da Nielsen Retail Index.

Reconhecida por uma forte conexão com o público que valoriza a tradição, autenticidade e a simplicidade que a marca oferece, a Crystal foi criada em 1995 e adquirida pelo Grupo Petrópolis em 1998, onde conquistou consumidores de todos os cantos do Brasil, especialmente nas regiões do interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde é líder de segmento.

“Celebrar os 30 anos da Crystal é reconhecer a importância de uma cerveja que representa o Brasil real, que valoriza o que é simples, acessível e de qualidade. A Crystal tem orgulho de ser uma marca que contribui para democratização do consumo, movimentando a economia nacional e carregando história com autenticidade e proximidade”, afirma Cristiane Rosa, Head de Marketing de Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis.

Ao longo de sua trajetória, a marca protagonizou inovações importantes no setor. Foi a primeira cerveja do Brasil a adotar o selo de proteção no bocal – ficando conhecida como a “seladinha” do Brasil, em 2022. Além disso, lançou produtos como Crystal sem álcool (2006) e Crystal Premium (2010). A marca também esteve presente em grandes eventos culturais e musicais e, em 2021, reforçou seu posicionamento com a assinatura “A cerveja do nosso jeito”, reafirmando sua conexão com o público. No ano seguinte, conquistou a medalha de ouro na Beer Cup na categoria American-Style Lager.

Leia Também:  Operação fiscaliza 181 veículos e prende duas pessoas na Avenida Fernando Corrêa

A inovação também marca a fase atual de Crystal. Em 2024, se destacou como a única do segmento a possuir uma linha de RTDs (Ready to Drink), a Crystal Ice, vem superando as expectativas de desempenho, vendendo 3 vezes acima da meta planejada de volume. Disponível nos sabores limão, frutas vermelhas e frutas amarelas, e feita com saquê e vodka, a linha se destaca pelo sabor equilibrado e alta carbonatação, que dá maior sensação de refrescância.

Como parte da celebração de seus 30 anos de história, a Crystal também patrocina a Expô Fernandópolis 2025, que ocorre até o dia 25 de maio, na Arena Crystal, na cidade Fernandópolis – uma das regiões mais estratégicas para a marca e símbolo de sua conexão com o interior do Brasil.

SOBRE A CRYSTAL – Lançada em 1995 e adquirida pelo Grupo Petrópolis em 1998, a cerveja Crystal é uma marca reconhecida por sua leveza, refrescância e forte conexão com o público do interior do Brasil. Produzida com ingredientes selecionados, a marca mantém um alto padrão de qualidade, comprovado com a medalha de ouro no Beer Cup 2022. Em 2024 a marca lançou a linha Crystal Ice — a única RTD do segmento —, disponível em três sabores, sendo eles, limão, frutas vermelhas e frutas amarelas. Saiba mais em www.cervejacrystal.com.br

Leia Também:  Covid entre médicos: Unidades sofrem desfalque em equipes e reduzem atendimento

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis Estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais no link e em @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA