TJ MT
Curso de Formação: novos juízes conhecem estrutura da Comunicação do Poder Judiciário
TJ MT

Eles demonstraram aos magistrados todos os produtos elaborados pela Coordenadoria de Comunicação, como portal, TV.JUS, Estação TJ, campanhas, comunicação interna, redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Flickr, YouTube, WhatsApp, Spotify e Tiktok), além do relacionamento com a mídia, e ressaltaram a importância de utilizar todas essas ferramentas de forma a evidenciar para a sociedade o trabalho que é entregue aos usuários do sistema de justiça e população em geral, sempre prezando pelos princípios da transparência e da publicidade.
“O Poder Judiciário cada vez está se abrindo mais e os magistrados fazem parte desse movimento. Eles são essenciais! Então, cada vez mais, com uma linguagem simples e que se faça, de fato, ser compreendida é extremamente necessária. Nós passamos daquela época das decisões tão complexas e enormes. Hoje, são decisões mais enxutas, mais diretas, que são compreendidas. E esse é um dos objetivos. O outro é fazer com que eles se aproximem mais dos veículos de comunicação, que estejam mais aptos, mais à vontade para conversar com esses veículos e sempre levar todos os serviços que são oferecidos pelo Poder Judiciário, esclarecendo e incentivando para que a sociedade participe disso também”, explica Ranniery Queiroz, coordenador de Comunicação do TJMT.
Para a jornalista Alcione dos Anjos, que focou sua apresentação no serviço de comunicação prestado na primeira instância, o contato com os magistrados se mostrou uma oportunidade interessante para deixá-los preparados para lidar com a exposição pública de suas atuações nas comarcas do interior do estado. “O nosso objetivo nunca é que eles sejam especialistas em comunicação, mas que eles se saiam bem, que eles sejam porta-vozes do Poder Judiciário quando estiverem lá na comarca, sem a nossa ajuda. A gente sabe que aqui é um ambiente tranquilo, a gente sabe que a assessoria vai tentar tirar o melhor deles e a gente tenta prepará-los para quando chegar lá, falar do seu trabalho de uma forma paciente, tranquila, com uma linguagem calma para que todos entendam”.
Já a assessora de comunicação da Esmagis-MT, Keila Maressa, destaca a importância de os juízes se entenderem como parte de um todo, que está sempre no foco das atenções da opinião pública. “O mundo é conectado. A comunicação do Poder Judiciário também é conectada e os juízes também tem que ter essa conexão, não só com a instituição, mas também com o grupo de assessoria que trabalha com eles. Foi uma experiência única! Eu amei conversar com eles sobre esse assunto porque não é sempre que a gente tem essa oportunidade de passar para eles que eles não estão sós, que eles têm uma equipe por trás do trabalho deles, que está aqui pronta para ajuda-los no que precisar”.

“É extremamente importante para o juiz, na atualidade, entender que a função do Poder Judiciário não se resume à solução das demandas. É importante hoje, no pós-pandemia, com o crescimento das redes sociais, que o juiz, não só pessoalmente, represente o Poder Judiciário, mas que ele tenha total acesso às redes sociais e à assessoria de imprensa do Tribunal para que ele possa, enquanto magistrado, representar o Poder Judiciário na comunicação com a sociedade”, avalia.
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Foto tirada dos fundos da sala de aula que mostra os juízes alunos do COFI sentados em suas carteiras, assistindo à explanação do coordenador de Comunicação do TJ, Ranniery Queiroz, que está à frente, falando ao microfone e mostrando no telão um slide que mostra uma divulgação do Judiciário feita em uma partida de futebol, que foi transmitida pela TV. Foto 2: juiz Vinicius Galhardo concede entrevista à jornalista Fernanda Fernandes, da TV.JUS, que aparece de costas. Ao lado dela, está o cinegrafista Élcio Evangelista, que está atrás da câmera. Ao fundo, estão os demais juízes observando a gravação.
Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador