TJ MT
Judiciário une forças em campanha de enfrentamento à violência contra a mulher
TJ MT
O Poder Judiciário de Mato Grosso une forças com outras instituições para enfrentar a violência contra as mulheres e incentivar as vítimas e testemunhas a denunciarem os agressores. O ciclo da violência doméstica precisa ser quebrado e o Judiciário tem atuado com agilidade com medidas protetivas analisadas em menos de 24h da denúncia.

As ações envolvem ainda o Governo do Estado, a Defensoria Pública, a Câmara temática de defesa da mulher da Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar, Ministério Público, Conselho Estadual de Diretos da Mulher e a Patrulha Maria da Penha.
As denúncias podem ser anônimas pela Central de Atendimento à mulher, pelo número 181. Casos de urgência, basta ligar 190 ou 197.
No vídeo de divulgação, Anaconda Monteiro Barros e Roseli Gomes de Assis contam como conseguiram romper com relacionamentos nos quais sofriam agressões físicas e psicológicas. Elas mostram que, apesar da dor, conseguiram superar o medo.
Conheça mais sobre a campanha e veja os depoimentos de mulheres que conseguiram quebrar o ciclo da violência. Uma vida digna e sem violência para as mulheres é possível.
O Fortalecimento de ações de combate à violência contra a mulher é uma das diretrizes da atual gestão, presidida pela desembargadora Maria Helena Póvoas. Tanto que diversas ações já foram desenvolvidas, como a campanha permanente “A vida recomeça quando a violência termina: quebre o ciclo” para o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. A iniciativa da gestão do TJMT para o biênio 2021/2022, presidida pela desembargadora Maria Helena Póvoas tem mobilizado vários órgãos e instituições no intuito de levar informações para mulheres que sofrem qualquer tipo de violência. Materiais produzidos pelo Judiciário estão sendo difundidos pelos parceiros que abraçaram esta ação.
Ouvidoria da Mulher – Canal de denúncias sobre qualquer violação dos direitos da mulher, sugestões, reclamações, críticas, elogios e presta informações sobre processos que tramitam nas Varas Especializadas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de todo o Estado. Para fazer manifestações a pessoa pode enviar e-mail para ouvidoria@tjmt.jus.br , a página da Ouvidoria da Mulher ou o aplicativo ClickJud.
Medida Protetiva on-line – Pode ser solicitada pelo site https://sosmulher.pjc.mt.gov.br/. Clique em “Solicitar Medida Protetiva” e depois em “Iniciar Pedido de Medida Protetiva.
Aplicativo SOS Mulher-Botão do Pânico – Deve ser instalado no celular e poderá ser utilizado para mulheres com medidas protetivas determinadas judicialmente e que morem em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis, cidades com unidades do Ciosp instaladas. As mulheres que moram em outras cidades, o aplicativo disponibiliza canal de denúncias, telefone de emergência e solicitação de medida protetiva.
Na página da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cemulher-MT) estão disponíveis o link de ambos os aplicativos. Também podem ser acessados números, estatísticas sobre violência contra a mulher em Mato Grosso, além de informações e ações do Judiciário no enfrentamento da violência doméstica contra a mulher.
Andhressa Barboza
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO: