Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mendes evita polêmica com Emanuel e garante investimentos em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

Apesar de não ter uma boa relação com prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o governador Mauro Mendes (DEM) evitou polemizar sobre sua relação com gestor, que reassumiu o cargo na última semana após ficar 37 dias afastado da Prefeitura de Cuiabá. As declarações foram dadas na tarde desta quarta-feira (1°), durante a apresentação do balanço de três anos de sua gestão.

Durante o período em que Emanuel esteve afastado, após a deflagração da Operação Capistrum, que investiga supostas nomeações ilegais na Secretaria de Saúde, houve uma aproximação entre o prefeito interino José Roberto Stopa (PV) e o governador do Estado. Em uma das reuniões, Mendes e Stopa firmaram parcerias em obras e ações em prol da população cuiabana.

Após o retorno de Emanuel, o governador foi questionado se os investimentos na Capital devem continuar. “O Governo do Estado vai continuar desenvolvendo o que foi planejado na baixada cuiabana, não só em Cuiabá como também em Várzea Grande. Na semana passada, nós lançamos o parque Novo Mato Grosso, serão centenas de milhões empregados para construir, não só para Cuiabá, um parque com grande capacidade para gerar emprego, renda e atrair grandes investimentos”, disse Mendes.

Leia Também:  ALERTA: Sorriso tem um caso suspeito de varíola dos macacos: material para análise será coletado hoje

De acordo com o governador, o tratamento a ser dado à Capital é o mesmo dispensado aos demais 140 municípios, independente do prefeito. “Não existe nenhuma cidade hoje em Mato grosso que não tenha recebido benefício direto do Governo. Repassar ICMS é uma obrigação institucional, agora repassar uma máquina, um equipamento ou fazer um convênio, a gente faz se quiser e nós estamos fazendo isso com todos os municípios. Devemos continuar investindo em Cuiabá de forma que preserve o interesse público e a boa aplicação do dinheiro público”, acrescentou o governador.

FONTE/ REPOST: EMILY MAGALHÃES – FOLHA MAX 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Cuiabá recebe simpósio para discutir custos de produção, inovação e sanidade na suinocultura

Publicados

em

Em um momento em que a suinocultura brasileira enfrenta desafios relacionados aos custos de produção, à competitividade e à necessidade crescente de adoção de novas tecnologias, Cuiabá sediará, no próximo dia 10 de julho, o 5º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso. Promovido pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), o evento reunirá pesquisadores, produtores, técnicos e representantes de instituições estratégicas para discutir os principais temas que impactam a atividade.

A programação acontece no Auditório do Edifício Cloves Vettorato, das 13h30 às 18h, e contará com a participação de especialistas da Embrapa Suínos e Aves, do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) e do AgriHub.

Entre os destaques está a discussão sobre os custos de produção da atividade, considerada uma das principais preocupações dos produtores diante das oscilações do mercado de grãos, principal componente da alimentação animal. O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Franco Muller Martins, e o superintendente do sistema Famato-Imea, Cleiton Gauer, apresentarão análises sobre o cenário de 2026 e as perspectivas para 2027.

A inovação também terá espaço de destaque no simpósio. O pesquisador Paulo Armando, da Embrapa, apresentará tecnologias voltadas à automação, inteligência artificial e melhoria da ambiência nas granjas, ferramentas que vêm ganhando importância na busca por maior eficiência produtiva e redução de custos operacionais.

Leia Também:  Ladrões fazem família refém e queimam Honda Civic em MT

Outro momento aguardado será o lançamento do relatório “Sementes da Inovação – Edição Suinocultura”, elaborado pelo AgriHub. O estudo apresenta um diagnóstico da cadeia produtiva em Mato Grosso, construído a partir da escuta de produtores e do levantamento dos principais gargalos enfrentados pelo setor.

O documento reúne informações sobre demandas prioritárias, oportunidades de inovação e soluções tecnológicas capazes de aumentar a produtividade e a sustentabilidade das granjas mato-grossenses.

A programação também abordará um dos pilares da competitividade da suinocultura brasileira: a biosseguridade. Especialistas da Embrapa apresentarão ferramentas de diagnóstico sanitário e estratégias de planejamento produtivo voltadas à prevenção de doenças e à melhoria dos índices zootécnicos.

Para o presidente da Acrismat, Frederico Tannure Filho, o simpósio chega em um momento importante para o setor, que busca manter sua trajetória de crescimento mesmo diante de um ambiente econômico desafiador.

“Mato Grosso tem ampliado sua relevância na produção de proteína animal e a suinocultura acompanha esse movimento. Precisamos discutir tecnologia, eficiência, custos e sanidade para que o produtor continue competitivo e preparado para atender um mercado cada vez mais exigente. O simpósio será uma oportunidade para reunir conhecimento, inovação e troca de experiências entre todos os elos da cadeia”, afirma.

Leia Também:  Força Tática prende rapaz e apreende adolescente com tabletes de maconha em Sorriso

A suinocultura mato-grossense encerrou 2025 com resultados positivos, impulsionada pelo crescimento das exportações brasileiras de carne suína e pela ampliação dos mercados compradores. Ao mesmo tempo, o setor acompanha com atenção fatores como os custos de alimentação animal, o comportamento do mercado internacional e as exigências sanitárias cada vez mais rigorosas.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas pela plataforma Sympla.

 

Serviço: 5º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso

📍 Auditório do Edifício Cloves Vettorato – Cuiabá (MT)

📅 10 de julho de 2026

⏰ 13h30 às 18h

🎟️ Inscrições gratuitas:

https://www.sympla.com.br/evento/5-simposio-da-suinocultura-de-mato-grosso/3468523

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA