MATO GROSSO
Justiça condena concessionária por não quitar financiamento de cliente morto
MATO GROSSO
A concessionária Gramarca Veículos LTDA e a seguradora Metropolitan Life Seguros foram condenadas a pagar indenização por dano moral de R$ 10 mil e mais R$ 28 mil a títulos de danos materiais a uma viúva que perdeu o marido, proprietário de um veículo da marca Chevrolet, que faleceu vítima de um problema cardíaco.
A punição foi motivada porque a seguradora resistiu injustificadamente a quitar o financiamento do veículo após a morte do homem, que foi provocada por causa natural. Além disso, a concessionária Gramarca Veículos LTDA também se recusou a proceder com a quitação do contrato.
A sentença foi dada pela juíza da 11ª Vara Cível de Cuiabá, Olinda de Quadros Altomare Castrillon e publicada na quarta-feira (1º) no Diário da Justiça.
A defesa da seguradora alegou que o contratante omitiu informações de que teria uma doença pré-existente que poderia culminar em infarto.
Porém, a magistrada deixou claro que não foi juntado aos autos do processo nenhuma prova documental neste sentido, afastando assim a responsabilidade de que o contratado tenha gerado prejuízo ou agido de má-fé
“A seguradora não pode se eximir do dever de indenizar alegando, para tanto,a omissão de informações por parte do segurado acerca de doenças preexistentes à contratação quando não exigir a apresentação de exames clínicos ou quando não provar, de forma inequívoca, a máfé do segurado no momento da contratação”, diz um dos trechos da decisão.
FONTE/ REPOST: RAFAEL COSTA – FOLHA MAX
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.