MATO GROSSO
Mauro confirma “acerto” para saída de Gilberto e garante ajuda ao secretário com pretensões eleitorais
MATO GROSSO
Ainda ponderado sobre as eleições de 2022, o governador Mauro Mendes (DEM) admitiu que já entrou em acordo com Gilberto Figueiredo, para que o secretário deixe a Secretaria Estadual de Saúde (SES) em janeiro do próximo ano. O acertado do democrata com seu staff é que o secretário que pretenda disputar o próximo pleito entregue o cargo até o fim deste ano.
Gilberto, que está na Pasta desde o início do mandato de Mauro, em 2019, tem pretensões eleitorais e deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa no próximo ano. Mesmo que não seja candidato à reeleição, o apoio do governador é esperado, já que a relação dos dois ocorre antes mesmo de o democrata se tornar prefeito de Cuiabá (2012 a 2016) e colocar Gilberto no comando da Secretaria Municipal de Educação.
“O governador nem decidiu ainda se ele é candidato. Então, não estou ainda olhando para o cenário eleitoral. Mas o Gilberto é sem dúvida alguma uma pessoa muito competente, foi diretor do Senai durante muitos anos e deixou o cargo para trabalhar conosco na prefeitura. O Senai de Mato Grosso durante cinco anos foi eleito o melhor Senai do Brasil sobre a gestão dele”, declarou.
“Então temos que reconhecer que ele é sim uma pessoa diferenciada, qualificada, um bom gestor e que tem esse desejo de ser candidato. Se eu puder ajudar, com certeza ajudarei. O Gilberto já acertou comigo e sai no dia trinta de janeiro”, completou.
De acordo com Mauro, Gilberto e sua equipe conseguiu importantes avanços na SES, apesar do período de pandemia da Covid-19, nestes últimos dois anos.
“Nós organizamos muito bem a saúde sobre alguns aspectos, tem muita coisa para fazer lá, mas hoje nós temos hospitais regionais todos reformados, temos dois hospitais em construção, quatro regionais em licitação. Nós temos muitas ações no meio de uma pandemia que praticamente travou muitas áreas da administração pública”, pontuou.
FONTE/ REPOST: AIRTON MARQUES – OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.