CIDADES
AMM receberá nesta terça-feira a visita de técnicos e diretor do Programa Calha Norte
CIDADES
A Associação Mato-grossense dos Municípios AMM receberá nesta terça-feira (01) os técnicos do Programa Calha Norte que irão atender os municípios, além do Diretor do Programa Calha Norte (DPCN) do Ministério da Defesa, General de Divisão Ubiratan Poty, e também o senador Wellington Fagundes. Eles vão se reunir com o presidente da instituição, Neurilan Fraga.
O presidente da AMM mobilizou os prefeitos e secretários municipais de Infraestrutura de todos os municípios para participarem do evento que tem início às 08h com o atendimento pelos técnicos do programa nacional direcionado aos municípios de Mato Grosso com projetos em execução ou protocolados no programa.
No período da tarde, às 14horas, acontecerá a visita oficial do Diretor do Programa Calha Norte (DPCN) do Ministério da Defesa, General de Divisão Ubiratan Poty, na Central de Projetos da AMM, acompanhado do senador Wellington Fagundes.
Já às 15h ocorrerá o Workshop “Sistema mais barato de Pavimentação Asfáltica”, realizado pela ECO-SOLO BRASIL – Produto Alternativo de Pavimentação Asfáltica, no auditório da AMM.
O Calha Norte soma 35 anos de existência, sendo 21 sob coordenação do Ministério da Defesa. Atualmente o programa está presente em dez estados e abrange 442 municípios, sendo 169 localizados na faixa de fronteira. Essas áreas englobam cerca de 85% da população indígena brasileira e terras de agricultores familiares.
O programa Calha Norte (PCN) tem a missão de contribuir para a manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na sua área de atuação, possui como objetivos estratégicos o aumento da presença do poder público, a melhoria da infraestrutura nas áreas de defesa, educação, esporte, segurança pública, saúde, assistência social, transportes e desenvolvimento econômico.
CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO7 dias atrásMais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS7 dias atrásTecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS4 dias atrásDia do Médico: Desafios, avanços e a missão de cuidar
-
ARTIGOS7 dias atrásEspecialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama
-
ARTIGOS3 dias atrásCanetas emagrecedoras: ortopedista alerta sobre impactos na coluna e nas articulações