MATO GROSSO
Igreja de São Benedito completa 300 anos precisando de reforma
MATO GROSSO
Em meio à necessidade de troca do piso e reparos no telhado, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito comemora em 2022 o jubileu de 300 anos de história.
Há um projeto de reforma, ainda em fase de produção, que tem uma estimativa de custo de R$ 4,5 milhões. Enquanto o projeto não sai do papel, religiosos e fiéis convivem com as falhas estruturais em uma das mais importantes edificações de Cuiabá.
A última reforma ocorreu em 2006. Mais de 15 anos depois, a estrutura sofre com infiltrações, corrosões e desgastes de material.
“Aqui é um espaço bem diferenciado das outras paróquias. A tradição da fé católica do povo é uma cultura muito peculiar que tem muitas raízes dos escravos que vieram da África”.
O prédio está com o piso de madeira com pedaços podres – várias partes em situação mais crítica foram trocadas por remendos para garantir o funcionamento.
O telhado também apresenta infiltrações que se espalham por todos os salões da igreja. Nesse período de chuvas, é possível encontrar água esparramada em diversas partes do imóvel.
As telhas se deslocam principalmente pela trepidação resultante do grande fluxo de veículos nas ruas, já que a igreja está localizada no Centro.
O projeto de reforma conta com arquitetos e engenheiros voluntários que estão ajudando a produzir o documento. Para viabilizar a obra, a igreja está procurando recursos por meio de editais do poder público e parcerias com o setor privado.
Só para a troca do piso a previsão é que se gaste R$ 300 mil. Por exigência do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) – já que se trata de um bem tombado -, a execução do projeto requer um arqueólogo, que fará perícia caso seja encontrada alguma relíquia. O preço do profissional para esse trabalho é avaliado em R$ 60 mil.
O tempo total para realizar os reparos ainda não foi estimado.
Preciosidade mato-grossense
A fachada da igreja apresenta pela modéstia o valor de ser considerada um dos símbolos da Capital, arquitetura ainda do período colonial.
A construção tem em seu interior arquitetura do barroco-rococó, linha de desdobramento do barroco mais simplificado.
Mesmo após três séculos de funcionamento, a igreja ainda hoje tem grande fluxo de fiéis semanalmente. As celebrações ocorrem de terça-feira a domingo, com aproximadamente 120 fiéis.
Para a comemoração do jubileu de 300 anos, a paróquia já começou as festividades com uma cerimônia no fim de janeiro. Ao longo do ano, mais dois eventos estão previstos: a Festa de São Benedito, em julho, e a do Rosário, em outubro.
Devido à pandemia, ainda não está definido se ocorrerá evento presencial e com grande presença de público.
O padre Pedro Canísio lembra que realizar a festa de São Benedito também tem um custo alto, que foi elevado ao longo dos anos.
Davi Vittorazzi/MidiaNews
Telhado da igreja sofre com a infiltração
O custo envolve equipes de segurança privada, alvarás do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura, ambulância para situações de emergência, projeto da praça com a demarcação do espaço, banheiros químicos… “Tudo custa muito caro. Hoje para realizar a festa nós temos que ter um orçamento de R$ 500 mil”, afirma o padre.
História
Por volta de 1720, no pé da colina onde hoje está a igreja, à margem esquerda do córrego da Prainha, estava localizada a maior mina de ouro da região. Foi esta mina a origem da povoação de Cuiabá, que se deu à margem direita do córrego, em torno das jazidas.
Apesar de muitos apontarem a construção da Igreja no ano de 1730, já havia registros de uma pequena capela erguida oito anos antes por escravos.
Este local é mencionado em 1722 pelo cronista José Barbosa de Sá, ao relatar a descoberta do ouro por índios que, a mando de Miguel Sutil, buscavam mel, no lugar chamado “tanque do Arnesto”, onde foi construída a capela de Nossa Senhora do Rosário. “Huma capellinha a San Benedito junto ao lugar chamado despois rua do cebo, que dahy a poucos annos cahio e não se levantou mais”, escreveu Barbosa de Sá em 1722.
Em 1975, o prédio foi tombado como patrimônio histórico e artístico nacional e em 1987 como patrimônio estadual.
FONTE/ REPOST: DAVI VITTORAZZI – MÍDIA NEWS


MATO GROSSO
Genius Publicidade anuncia Thaiga como nova agenciada e fortalece presença no mercado

Na última sexta-feira (11/04), a Genius Publicidade, consolidada como uma das maiores agências de Mato Grosso, promoveu em seu rooftop um evento exclusivo, para marcar o lançamento de sua nova agenciada: a influenciadora digital e gamer Thaiga. O encontro, que reuniu empresários, coordenadores e gerentes de marketing das maiores empresas de Cuiabá, celebrou a chegada da renomada criadora de conteúdo ao casting da agência.
Thaiga é referência nacional no universo gamer, tendo mais de 8 milhões de seguidores no TikTok e mais de 4 milhões de seguidores no Instagram, com destaque no cenário de League of Legends. Formada em Publicidade e Propaganda, iniciou sua carreira em agência antes de despontar como streamer e influenciadora. Ao longo de sua trajetória, foi produtora de conteúdo da ProGaming eSports e integrou o time de criadores da LOUD, uma das maiores organizações de eSports da América Latina.
Com sua entrada oficial para a Genius Publicidade, Thaiga passa a contar com gestão estratégica de imagem, contratos e ações comerciais voltadas para o Centro-Oeste, com foco especial em Cuiabá e região. Agora, marcas locais poderão associar seus nomes a uma das maiores personalidades do universo gamer, com valores compatíveis com o mercado regional e entregas de impacto nacional.
“É uma honra poder fazer parte desse momento com a Genius. Acredito muito no poder das conexões regionais e estou animada com as possibilidades que vamos construir juntos”, afirmou Thaiga durante o evento.
“A chegada da Thaiga representa um grande passo para o mercado publicitário do Centro-Oeste. Estamos falando de uma influenciadora consolidada, com relevância nacional, que agora está ainda mais próxima das marcas locais. Nosso objetivo é gerar valor real para os nossos clientes através de parcerias estratégicas e criativas”, destacou Junior Brasa, CEO da Genius Publicidade.
Durante o evento, além da assinatura oficial do contrato, os convidados puderam conhecer de perto a trajetória da influenciadora e vislumbrar novas possibilidades de conexão com o público jovem e digital. A Genius reforça, com esse movimento, seu compromisso de inovar e aproximar marcas de nomes que são tendência e influência real no cenário atual.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
O pagode começa com um brinde: Itaipava é a cerveja oficial da Tardezinha 2025
-
CUIABÁ3 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues visita o bairro Altos do Coxipó e reforça compromisso com a população
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Crianças em tratamento contra o câncer recebem ovos de Páscoa em ação da AACCMT
-
MATO GROSSO3 dias atrás
32% dos empresários no Estado são jovens, revela pesquisa do Sebrae/MT
-
MATO GROSSO3 dias atrás
De peixe a chocolate: saiba como harmonizar cervejas especiais com receitas tradicionais da Páscoa
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Conceel-EMT discute plano de investimentos da Energisa para 2025
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Maquete interativa proporciona experiência de vida em modo férias para clientes de empreendimento em Cuiabá
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Atualização da NR-1 torna obrigação promover a saúde mental no trabalho