Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicados

TJ MT


“Um juiz que sabe ouvir com atenção e respeitar o próximo é primordial. Na audiência de instrução e julgamento essas posturas são essenciais”, explicou o juiz Antonio Veloso Peleja Junior aos 25 juízes e juízas substitutos que participam do Curso Oficial de Formação Inicial (Cofi), realizado pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso. Na manhã desta sexta-feira (11 de fevereiro) teve início a terceira unidade do curso presencial, composta de 88 horas, chamada Técnica dos Atos Judiciais, Elaboração de Decisões e Sentenças e Realização de Audiências.
 
“A audiência é um ambiente de tranquilidade e vocês serão os condutores, inclusive com poder de polícia, mas isso não impede que os atos processuais sejam realizados de forma cortês, polida e sem imposição. É isso que eu trago para vocês. Respeitar. O próprio Código de Processo Civil partiu da constatação de que é necessário que o juiz esteja no mesmo parâmetro das partes, que haja um diálogo maior. Isso não significa dizer que você não vá tomar duas decisões, mas com polidez e com conversa. Educação gera educação.”
 
Ainda durante a aula os juízes alunos tiveram a oportunidade de produzir sentenças e discutir com o professor.
O juiz abordou ainda os seguintes temas: Sentença Cível; A elaboração da sentença cível na prática; Aspectos jurídicos e redacionais da sentença; Estrutura do relatório; Fundamentação e suas exigências; Função e elementos do dispositivo de sentença; O juiz e a fase probatória do processo; Produção e valoração das provas e ainda O juiz e a prova técnica.
 
O Cofi é realizado diariamente na Esmagis-MT, direcionado aos juízes e juízas recém-empossados no Poder Judiciário mato-grossense. As atividades seguem até maio com aulas teóricas e práticas. Para conhecer a íntegra do Curso Oficial de Formação Integral acesse este link.
 
Saiba mais sobre o assunto lendo matérias correlatas:
 
 
 
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Centros de atendimento às vítimas de crimes e atos infracionais do judiciário ganha hotsite
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Conselho de Supervisão de Juizados Especiais e Procuradoria do Estado discutem conciliação
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA