Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicados

TJ MT


O Poder Judiciário de Mato Grosso trabalha para promover o tratamento adequado da solução de conflitos e difundir a cultura da pacificação social e do diálogo. São práticas que desestimulam condutas que geram conflitos e proporcionam experiências de êxito por meio de métodos como a conciliação e mediação. Uma das iniciativas é a Campanha Estadual pela Conciliação, realizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça (Nupemec).
 
A Campanha ocorre em todo Estado, de forma on-line. Uma alternativa sem burocracia, prática, rápida e sem custos.
 
A juíza Cristiane Padim da Silva, coordenadora do Nupemec, afirma que a Campanha é mais um serviço do Judiciário de Mato Grosso à disposição dos cidadãos e cidadãs que permite o diálogo e construções de paz.
 
“O movimento pela conciliação é permanente. Hoje o Judiciário tem como função, também, incentivar a conciliação e propiciar espaço adequado para que haja esse diálogo construtivo de uma solução mais adequada para os envolvidos. E isso pode ser feito de qualquer lugar do mundo.”
 
Segundo a juíza, a Campanha Estadual pela Conciliação “traz justamente a ideia de que o diálogo construtivo, que a construção dessa solução é mais fácil, rápida e on-line. É possível participar de uma sessão de audiência de conciliação e mediação e com isso encontrar maior efetividade e celeridade nos casos em que a matéria discutida é negociável”, ressalta Cristiane Padim.
 
Conforme explica a juíza, pode-se ter acesso à conciliação antes ou depois de ingressar com uma ação na Justiça. “Basta procurar o Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania, o Cejusc, mais próximo ou acessar o site do Nupemec e ali manifestar o interesse pelo diálogo por meio de uma audiência de conciliação. Mesmo se o processo já estiver em trâmite, procure o Nupemec ou os Cejuscs e manifeste interesse em fazer acordo”, diz.
 
Cristiane Padim reforça que todas as matérias que admitem negociação, admitem conciliação como questões familiares (guarda, pensão alimentícia, divórcio), direito do consumidor, cobranças, questões entre vizinhos.
 
De acordo com a magistrada, a conciliação pode ser feita de qualquer lugar do mundo, o que facilita ainda mais o acesso à justiça. “A conciliação não esbarra em fronteiras. Hoje, independente do local que estivermos, podemos ter acesso a essa opção de resolução de conflitos, podemos ter acesso à conciliação”, diz a juíza.
 
 
Leia nos links abaixo casos de êxito graças à conciliação e mediação:
 
 
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Décima edição do Plantão Tira-dúvidas fala sobre Sistema de Gestão de Precatórios
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Paz nas escolas: desembargador do TJRS destaca contribuição de práticas restaurativas a educadores
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA