CIDADES
CNM debate pauta prioritária com líder do governo no Congresso
CIDADES
A pauta municipalista que é prioridade neste momento foi debatida com o líder do governo no Congresso Nacional, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), na manhã desta terça-feira, 15 de fevereiro. O 2º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Luiz Sorvos, e o assessor parlamentar André Alencar pontuaram algumas matérias que precisam do apoio do líder.
Entre as pautas apresentadas destaca-se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015, que muda a Constituição Federal para proibir a imposição e a transferência, por lei, de qualquer encargo financeiro decorrente da prestação de serviço público para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, bem como para proibir a criação ou o aumento de despesa que não conste da lei orçamentária anual ou do projeto de lei orçamentária anual enviado pelo chefe do Poder Executivo. A matéria está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Outra matéria em debate foi o Projeto de Lei do Senado (PLS) 486/2017, que regulamenta as associações de Municípios. A pauta estabelece normas para a cooperação entre os Municípios com objetivos de caráter político-representativo, técnico, científico, educacional, cultural e social. A medida deve garantir maior representatividade política dos Entes municipais. O projeto também apresenta previsões sobre o que deve constar nos estatutos das associações. Estabelece que as associações poderão representar os Municípios filiados perante instâncias privadas e públicas, judiciais ou extrajudiciais, na forma prevista no estatuto social.
O 2º vice-presidente da CNM reforçou ao líder do governo a importância da matéria que trata do parcelamento do Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 240 meses. O Projeto de Lei (PL) 4.852/2016, em análise na Câmara, permite incluir no parcelamento débitos inscritos ou não em dívida ativa da União – ainda que em fase de execução fiscal já ajuizada – ou que tenham sido objeto de parcelamento anterior não integralmente quitado.
O deputado Ricardo Barros disse que reconhece a importância do avanço da pauta municipalista e se colocou à disposição para apoiar na tramitação das matérias no Congresso.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
GERAL4 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS1 dia atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS1 dia atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama