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CBF divulga valores e pontos de venda dos ingressos para Supercopa entre Flamengo e Atlético; confira

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Flamengo e Atlético (MG) disputam a Supercopa do Brasil na Arena Pantanal, neste domingo (20.02), a partir das 15h (horário de Cuiabá). A CBF divulgou o valor dos ingressos e pontos de venda para o duelo em Cuiabá. A entrada mais barata custa R$ 100 (inteira). O bilhete mais caro está no valor de R$ 300 (inteira).

Os ingressos físicos podem ser adquiridos a partir das 10h desta sexta-feira (18.02), em pontos de venda credenciados, e vão até o sábado, às 20h. Mas já estão disponíveis para compra online, pelo site https://tickethub.com.br/.

A CBF liberou a comercialização de 31.219 ingressos. Conforme o decreto municipal, fica estipulado que, para acessar e permanecer na Arena Pantanal, o público precisará apresentar comprovante de imunização contra a Covid-19, com pelo menos a segunda dose ou dose única.

Setores e valores

Oeste Inferior (setor misto) – 4.863 lugares – R$ 300 (inteira)/R$ 150 (meia)

Oeste Superior (setor misto) – 7.072 lugares – R$ 120 (inteira)/R$ 60 (meia)

Leste Inferior (setor misto) – 4.757 lugares- R$ 200 (inteira)/R$ 100 (meia)

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Leste Superior (setor misto) – 7.430 lugares – R$ 120 (inteira)/R$ 60 (meia)

Norte Inferior (setor exclusivo da torcida do Flamengo) – 3.549 lugares – R$ 100 (inteira)/R$ 50 (meia)

Sul Inferior (setor exclusivo da torcida do Atlético Mineiro) – 3.548 lugares – R$ 100 (inteira)/R$ 50 (meia)

Postos de venda

Sexta (18) e sábado (19), das 10 às 20h, nos cinco pontos. No domingo (20), apenas no ginásio.

1) Ginásio Aecim Tocantins – Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão- Cuiabá MT

2) Loja Tube Térreo- Shopping 3 Américas – Av.Brasilia,146-213 -Jardim das Américas – Cuiabá MT

3) Loja Tube – Pantanal Shopping- Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3300 – Jardim Aclimação – Cuiabá MT

4) Loja Hebrom 1o Piso – Shopping Varzea Grande – Av.Presidente Arthur Bernardes, 43 – Centro Sul – Varzea Grande – MT

5) Loja Moda Verão – Av.Getulio Vargas esquina Prainha – Cuiabá MT

Fonte: GOV MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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