TJ MT
Poder Judiciário de Mato Grosso
TJ MT
J
á estão abertas as inscrições para segunda aula do Projeto Fortalecer que pretende nivelar conhecimentos e atualizar temas ligados à adoção. O evento é uma realização da Associação Mato-Grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) parceira da Corregedoria-Geral da Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso. Além de juízes, promotores, defensores e seus assessores, procuradores municipais, conselheiros municipais, equipe psicossocial e interessados na temática podem participar. Estatuto da Criança e do Adolescente será o tema da próxima aula ministrada pelo filósofo, Jota Conceição no dia 9 de Março, às 16h, horário de Mato Grosso, de forma on-line.

A primeira aula trouxe o tema Direito à Convivência Familiar e Comunitária. O juiz de Mato Grosso do Sul, Fernando Moreira, explanou sobre o tema. “O que são os grupos de apoio se não ações da sociedade civil organizada que decidiram fazer algo diferente, melhor. Prova disso é que hoje o Estatuto da Criança e Adolescente prevê a existência deles. Destaco o Projeto Padrinhos e a Família Acolhedora com alguns dos principais e mais importantes nesta temática. Mato Grosso está muito bem nestas áreas”, disse o magistrado durante a aula.
A secretária-geral da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), Elaine Zorgetti Pereira, participou da aula. “Ele fala com muita propriedade e tem um perfil direcionado a esta causa. É vocacionado. Todos estavam imbuídos em aprender e trocar experiências. Esse é o caminho. Unir todos para conseguir mais por nossas crianças e adolescentes”, disse Elaine que afirmou que participará da próxima aula.
Para participar dos próximos encontros basta clicar no link já informado, selecionar a quantidade de ingressos que deseja e clicar em continuar (em verde), preencher os dados e concluir. Você receberá um e-mail com os convites e explicações para acessar a sala virtual. O aplicativo Zoom deve ser baixado antes. Os links chegam no mesmo e-mail.
Confira a continuidade da programação:
• 09/03 – Estatuto da Criança e do Adolescente – Jota Conceição (Filósofo);
• 23/03 – Acolhimento Familiar – Neusa Cerutti (Assistente Social);
• 06/04 – A Prática do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – Sávio Bittencourt (Procurador de Justiça);
• 20/04 – Institucionalização de Crianças e Adolescentes – Luiz Schettini (Psicólogo);
• 04/05 – Atitudes Estratégicas para Fortalecer os Vínculos Familiares – Eliacir Pedrosa (Assistente Social);
• 24/05 – Grupo de Apoio à Adoção – Lindacir Rocha (Advogada).
O Projeto Fortalecer pretende atuar nos 11 Polos Judiciais do Estado de Mato Grosso, abrangendo todos os municípios.
Objetivos: capacitar a Rede de Núcleos Regionais por meio de Encontros que orientem o Trabalho Social com Famílias, especialmente na intercessão entre política social, serviços sociais, trabalho em serviços, família e sociedade. Alcançar fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Construir uma relação de confiança; ajudar as famílias a identificar mudanças desejáveis para as suas vidas; identificar elementos que podem bloquear ou sustentar o desenvolvimento das mudanças desejadas; ajudar as famílias a mudar sua interação com os elementos limitadores e ou potencializar a interação com os elementos de suporte para viver as vidas desejáveis e ajudar a desenvolver redes para apoiar construção/edificação das vidas desejáveis.
A AMPARA é uma organização sem fins lucrativos, formada por voluntários e técnicos, com o objetivo de promover ações para o cumprimento do Direito infanto-juvenil, em especial o direito à convivência familiar e comunitária. Ela trabalha para reduzir o número de crianças e adolescentes acolhidos e encaminhar a famílias adotivas, além dos que sofrem os mais variados tipos de violência, e, por conseguinte, deseja contribuir com estratégias que visam potencializar a família para o exercício de suas funções de proteção, socialização e autonomia.
Ranniery Queiroz
Assessor de Imprensa da CGJ/MT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO3 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO2 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS4 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS5 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS4 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS2 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador