Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Papa aceita renúncia de Dom Milton e nomeia novo arcebispo

Publicados

MATO GROSSO

O Papa Francisco escolheu nesta quarta-feira (23) o novo arcebispo de Cuiabá. Trata-se de Dom Mário Antônio da Silva, atual segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Mário Antônio será o sucessor de Dom Milton Santos, que renunciou ao cargo por motivo de idade. Dom Milton ficou 18 anos à frente da Arquidiocese de Cuiabá. Ele foi o quinto arcebispo da Capital.

Dom Milton se destacou com o trabalho na comunicação social da igreja. Atuou como locutor e apresentador de programas de rádio, sendo um de seus legados a inauguração da primeira estação de rádio FM católica em Cuiabá, na antiga Rádio Difusora.

Já Dom Mário Antônio fez seu mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, na Itália. Foi ordenado em 1991, passou pelo Paraná e Amazonas. Depois, foi ordenado para a Catedral de Jacarezinho em 2010, onde escolheu como lema episcopal “Testemunhar e Servir”. 

Em junho de 2016, foi nomeado pelo Papa Francisco como sexto bispo de Roraima, tomando posse em setembro do mesmo ano.

Leia Também:  VÍDEO: A secretaria da Mulher, concluiu esta semana o curso de Hotelaria, em Cuiabá. 150 mulheres receberam o certificado e agora buscam vaga no mercado de trabalho.

 

Em 2019, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito segundo vice-presidente da entidade para o quadriênio 2019-2023. Atualmente, preside a Cáritas Brasileira.

 

Saudações da CNBB

A CNBB agradeceu o trabalho de Dom Milton. “Destacamos ainda o seu reconhecimento como um prelado que aplicou um um sistema inovador de governo pastoral, com a realização do Sínodo Arquidiocesano”, diz em nota. 

A mesma entidade também deu boas vindas ao novo arcebispo dizendo “Desejamos que o Senhor Bom Jesus, padroeiro da arquidiocese de Cuiabá, ilumine este seu novo ministério como pastor desta Igreja Particular”.

FONTE/ REPOST: DAVI VITTORAZZI –  MÍDIA NEWS 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial

Publicados

em

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a plataforma StartSe promovem a AI Tour, uma jornada prática de capacitação voltada para líderes e empreendedores interessados em aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O evento conta com imersões sobre ferramentas como ChatGPT, Gemini, Leonardo AI e Promptly, abordando fundamentos, boas práticas e aplicações reais para acelerar estratégias e otimizar processos. A Inteligência Artificial é uma das prioridades da instituição.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a iniciativa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto representa uma oportunidade única para que empresários adquiram diferenciais competitivos. “O objetivo é preparar gestores para atuar com inovação, otimizando processos e garantindo maior competitividade e vantagens estratégicas para seus negócios”, destacou. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, aumento da produtividade e a automatização de tarefas, liberando gestores para decisões mais estratégicas.

A capacitação permite que os participantes compreendam o impacto da IA na gestão operacional, aprendam a criar agentes autônomos, desenvolvam projetos com o AI Canvas e descubram como proteger modelos de IA. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a metodologia foi pensada para gerar resultados imediatos. “Será uma imersão prática e de alto impacto, com aplicações que empresários poderão implementar já durante a jornada”, afirma.

Leia Também:  Coronel diz que balanço de carnaval não teve assassinato e acidente com morte em MT

Assessoria especializada

Além do AI Tour, o Sebrae/MT mantém outras iniciativas de apoio à transformação digital dos pequenos negócios. Em Cuiabá, a Sala de Inteligência Artificial, instalada na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, oferece atendimento especializado, consultorias e acesso a tecnologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. A estrutura faz parte da estratégia de inovação do Sebrae, que busca democratizar o acesso às ferramentas digitais e estimular uma cultura de experimentação entre empreendedores.

O Sebrae/MT já capacitou 199 professores e atendeu cerca de 1.600 clientes em ações voltadas ao uso da Inteligência Artificial em diferentes áreas de negócios. Até o momento, foram realizadas 10 palestras sobre IA aplicada ao marketing digital, vendas, atendimento e gestão, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes, além de cinco workshops voltados ao aumento de vendas no ambiente digital e à gestão multissetorial, com mais de 100 empreendedores.

A programação segue até novembro, com a oferta de 13 novos workshops multissetoriais que devem envolver cerca de 300 pessoas.

Fenômeno em expansão

Conforme aponta pesquisa do Setor de Inteligência de Dados do Sebrae/MT, 17% dos empreendimentos em Mato Grosso já utilizam alguma solução baseada em IA, principalmente em áreas de impacto rápido e mensurável. O atendimento ao cliente lidera as aplicações, com 85% das empresas usuárias automatizando interações, seguido pela gestão financeira (56%) e pelo marketing com análise de dados (54%). Outras áreas, como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%), também começam a ganhar espaço.

Leia Também:  Homem é preso pela Polícia Civil por agredir mulher no Dia dos Namorados

O estudo também identificou as principais barreiras para a popularização da tecnologia. A falta de conhecimento técnico foi apontada por 67% dos empresários, seguida da resistência à mudança (55%), da ausência de dados para treinar sistemas (52%) e dos altos custos (42%). Essas dificuldades são mais frequentes em setores como logística, recursos humanos e qualidade, que, apesar do alto potencial de ganhos, ainda são pouco explorados.

Outro desafio está na qualificação. Apesar de metade dos empresários se declarar otimista com o futuro da IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la, e 26% pretendem investir em treinamentos. Para enfrentar esse cenário, o Sebrae/MT tem ampliado sua oferta de capacitações, consultorias e soluções práticas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA