MATO GROSSO
Mato-grossense na Polônia relata angústia de refugiados: “os ucranianos estão arrasados”
MATO GROSSO
A publicitária de 28 anos, Laís Novaes, nasceu em Guiratinga, na região sul de Mato Grosso, mas está bem longe de sua cidade natal, vivendo uma realidade muito diferente daquela que existe no interior do estado. Laís mora na cidade de Szczecin (Estetino, em português), que fica na Polônia, na fronteira com a Alemanha, e mesmo assim sente de perto a tristeza dos ucranianos que chegam diariamente fugindo dos ataques da Rússia.
Laís inscreveu sua casa em um programa do governo para receber refugiados ucranianos. Ela explica que por enquanto ainda não foi necessário abrigar vizinhos ucranianos, mas que o volume de pessoas chegando é enorme e que inevitavelmente faltará espaços públicos para receber os ucranianos que fogem da guerra.
“Peguei um trem que estava lotado de refugiados, os ucranianos estão arrasados, o trem estava lotado, crianças e idosos no chão, uma tristeza enorme, as pessoas só estavam com as malas e dava para ver a cara deles de muita tristeza”, falou Laís ao Olhar Direto.
Segundo ela, que mora há 6 anos na Polônia, as disputas na Ucrânia são notícias no país vizinho desde que ela havia chegado em terras polonesas, onde sempre se esperou por um conflito. Novaes diz que a solidariedade do povo polonês tem sido exemplar e que graças a uma extensa rede de apoio os refugiados não estão desabrigados.
“A Polônia está dando um show de suporte, com dinheiro, com ajuda, com hospedagem, ontem mesmo eu levei um monte de roupa de cama para um dos meus amigos ucranianos que conseguiu tirar a família dele de lá, a família dele morava em Kiev”, falou Laís.
A família de seu amigo deve chegar ainda nesta terça-feira (01). Segundo Laís, a Polônia não tem requisitado documentos para a população ucraniana que chega. “Eles [poloneses] já passaram muito por isso, a Polônia deixou de existir por conta da Segunda Guerra Mundial e o idioma deles é muito parecido”, falou.
FONTE/ REPOST: LÁZARO THOR BORGES – OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
Chapada FeijoFolia encerra edição histórica com casa cheia e clima de celebração
Para não fugir à tradição, a 24ª edição do Chapada Feijofolia foi marcada por sucesso absoluto neste sábado (14) de Carnaval, em Chapada dos Guimarães. Mais de duas mil pessoas prestigiaram o evento, que mais uma vez abriu oficialmente a temporada carnavalesca da cidade com organização impecável, grandes atrações e uma experiência completa para os foliões.
A decoração, que encantou o público logo na chegada, levou a assinatura do produtor de moda e cultural Edson Guilherme, idealizador da festa, com apoio da Éclat que cedeu os móveis. Já na entrada, uma exposição de motos da Royal Enfield chamou a atenção dos convidados, inclusive do governador Mauro Mendes e da primeira-dama Virginia Mendes, que fizeram questão de prestigiar o evento.
A mesa farta foi um dos grandes destaques da tarde. A feijoada, considerada espetacular pelos presentes, teve a assinatura da chef Leila Malouf, garantindo sabor e qualidade à altura da tradição da festa. No aconchegante espaço lounge, móveis e elementos cenográficos remeteram ao mar de Ibiza, criando um ambiente sofisticado e acolhedor.
No palco, atrações nacionais consagradas elevaram ainda mais o nível da celebração. O grupo Art Popular fez um show vibrante, colocando o público para cantar e sambar do início ao fim. Já o CDB – Categoria de Base manteve a energia em alta e transformou a tarde e o início da noite em um verdadeiro espetáculo musical. A combinação de estilos se mostrou acertada e aqueceu os foliões para o Carnaval.
Entre veteranos e estreantes, o sentimento foi unânime. A jornalista Karine Arruda participou pela primeira vez e não economizou elogios. “Minha primeira vez no FeijoFolia 2026 foi simplesmente inesquecível. Estrutura impecável, muita música boa e a melhor feijoada sendo servida à vontade. Já estou me planejando para o próximo ano”, afirmou.
Já Katia Arruda, frequentadora assídua, reforçou a importância da festa no calendário local. “Feijofolia faz parte da história do carnaval da nossa terra amada. Foi tudo impecável: organização, comida deliciosa, ambiente encantador e música vibrante. Uma experiência memorável do início ao fim.”
O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner também destacou a relevância do evento e parabenizou Edson Guilherme pelo compromisso com a cultura. “A FeijoFolia é um evento belíssimo, que abre o nosso Carnaval com muita qualidade. Iniciativas como essa fortalecem o turismo, movimentam a economia e valorizam a nossa gente”, declarou.
Emocionado com mais uma edição histórica, Edson Guilherme celebrou o resultado. “Cada detalhe foi pensado com muito amor e responsabilidade. Ver mais de duas mil pessoas felizes, celebrando, reencontrando amigos e vivendo essa energia é a maior recompensa. A FeijoFolia é mais que uma festa, é um movimento de valorização da nossa cultura, do nosso turismo e das pessoas que acreditam nesse sonho. Meu coração é só gratidão”, afirmou.
A realização do evento contou com o apoio de empresários e patrocinadores que investem na cultura de Mato Grosso, entre eles Pref. de Chapada dos Guimarães, Coca-Cola, Amigo Internet, Shopping Estação, Lebrinha, Vale Gramado, CasaCor Cuiabá, Éclat Decoração, Royal Enfield, Excelência, Pantene, Vizzela, Hellmann’s, Comfort, 3 Corações, Mac, Buffet Leila Malouf, Arquiteton, Arruda Produções, Sing Marketing e Mídia, Bild Led.