MATO GROSSO
Comunidade São Jerônimo realiza feira que alia agricultura familiar ao turismo rural
MATO GROSSO
A comunidade São Jerônimo, localizada no distrito do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, promove neste domingo (06.03) uma feira diferente, que alia a comercialização de produtos da agricultura familiar ao potencial turístico da região. O objetivo é atrair turistas para conhecer as belezas naturais da região.
O evento ocorre todo primeiro domingo do mês, sob a organização dos feirantes. Além da tradicional venda de produtos como mandioca, milho verde, hortaliças, pães, biscoitos, doces em compota, rapadura, entre outros, o visitante poderá desfrutar de um almoço rural, no valor de R$10,00 por pessoa. O cardápio desta semana será arroz, feijão, mandioca, salada e frango ensopado com milho verde. E o turista ainda poder ver de perto os atrativos locais.
De acordo com o secretário Adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, o intuito é fortalecer o turismo rural na comunidade.
“A realização da atividade em São Jerônimo tem como propósito divulgar os atrativos naturais que o local possui. A comunidade é a porta de entrada para três trilhas que levam ao Morro de São Jerônimo, que conta com 800 metros de altitude, um dos pontos mais altos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães”, destaca Moreno.
Qualificação
Ainda com o intuito de potencializar o desenvolvimento da agricultura familiar na comunidade será lançado na próxima quinta-feira (10.03) um cronograma de cursos e oficinas atendendo demandas de qualificação profissional da comunidade. A ação será promovida em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), por meio da Seadtur e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
As qualificações que visam auxiliar os agricultores familiares a desenvolverem suas produções terão início com a palestra sobre “Boas práticas no processamento de alimentos”, que envolvem as etapas de processamento, embalagem, rotulação e comercialização dos produtos, para que sejam atrativos à visitação turística, a partir das 13h, na sede da Associação da comunidade. Na ocasião estarão presentes a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Denise Maria Ávila Gutterres e Silva, e o secretário Jefferson Moreno.
Uma das atividades propostas é o acompanhamento individual das propriedades rurais para embelezamento, com a finalidade de torná-las atraentes para o Turismo Rural.
Atualmente, São Jerônimo conta com cerca de 60 famílias, das quais 20 delas têm como fonte de renda primária a agricultura familiar. E o turismo rural se mostra como uma alternativa de geração de renda.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.