Search
Close this search box.
CUIABÁ

MP MT

Pauta inclui discussões sobre machismo e igualdade de gênero

Publicados

MP MT


O machismo no ambiente de trabalho fará parte da pauta de discussões que serão promovidas neste mês de março pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A temática propõe uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações de igualdade de gênero no âmbito institucional.

De acordo com o Comitê de Promoção da Igualdade Institucional, a promoção da igualdade de gênero foi um dos assuntos destacados por integrantes da instituição na consulta pública realizada no final do ano passado e na Pesquisa de Clima Organizacional ocorrida em 2019 e 2020. O tema também apareceu em uma pesquisa promovida pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Mato Grosso.

As demandas apresentadas, segundo o Comitê, concentram-se em quatro pontos centrais: paridade na ocupação dos cargos de liderança e tomada de decisão, em comissões e grupos de trabalho; acolhimento e proteção das mulheres em suas diferentes fases da vida, sobretudo durante a gestação e puerpério; prevenção e enfrentamento das práticas discriminatórias e preconceituosas no ambiente de trabalho, dada a condição de mulher, com destaque ao assédio sexual; e formação continuada sobre temáticas de discriminação de gênero.

Leia Também:  STF mantém inconstitucionalidade de lei que aumentaria IPTU em Cuiabá

“Em janeiro deste ano, o Comitê de Promoção à Igualdade Institucional deliberou, com base nestas informações, pela elaboração da Política de Igualdade de Gênero, com o objetivo de direcionar as ações de promoção da igualdade de gênero no MPMT”, explicou a promotora de Justiça e coordenadora do Comitê de Igualdade Institucional, Claire Vogel Dutra.

PROGRAMAÇÃO: A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher começa com a realização de uma live nesta terça-feira (dia 08), às 16h, pelo canal do MPMT no Youtube, com a participação das promotoras de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, e Gileade Pereira Souza Maia, coordenadora do Centro de Apoio de Estudos da Violência Doméstica Familiar Contra a Mulher e Gênero Feminino.

Durante o bate-papo, serão abordadas questões relacionadas aos avanços na luta por equidade de gênero e a atuação do MPMT no enfrentamento à violência contra a mulher em todo o estado. Entre as prioridades estabelecidas no Planejamento Estratégico Institucional está o fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher nos municípios.

Leia Também:  Intervenção de organizações criminosas em eleição é tema de evento

No decorrer da semana também serão publicados posts nas redes sociais do MPMT com abordagens sobre como o machismo se apresenta nas relações profissionais e de trabalho.

Fonte: MP MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MP MT

Aula magna de formação é realizada em Mirassol D’Oeste

Publicados

em

Por

A aula magna do curso de formação para facilitadores de Círculos de Construção de Paz em Mirassol D’Oeste (a 300km de Cuiabá) foi realizada na noite de terça-feira (30), no Centro Educacional Municipal Vereador Edson Athier Almeida Tamandaré. A capacitação marca o início do Programa Municipal de Práticas de Construção de Paz nas Escolas, criado por lei municipal no fim de 2023. A promotora de Justiça Tessaline Higuchi, representantes do Poder Executivo, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública prestigiaram a abertura do curso.

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Encontro busca aprimoramento da atuação institucional
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA