CIDADES
AMM mobiliza municípios para capacitação sobre o sistema Aplic
CIDADES
Jurisdicionados de todo o estado serão orientados acerca da padronização das fontes e destinações de recursos a serem observadas no novo layout do Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic), do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).
O webinar “Padronização de Fontes de Recursos no Layout do Aplic 2022” será realizado pela Escola Superior de Contas nesta quarta-feira (9), entre 9h e 12h, com transmissão pelo Canal da Corte de Contas no YouTube.
A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM está mobilizando os municípios para participarem do evento. “É muito importante que os técnicos das prefeituras que trabalham com o Aplic participem dessa capacitação para que possam aprimorar os conhecimentos sobre o sistema, além de esclarecerem dúvidas sobre as alterações trazidas pelo novo layout”, destacou o presidente da instituição, Neurilan Fraga.
A abertura do evento contará com a presença do supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Júlio Teis, e do secretário executivo de Tecnologia da Informação, André Luiz Costa Cruz. Vale destacar que a participação garante a certificação de 3h.
Por meio de palestra, que será ministrada pelo auditor público externo do TCE-MT Francisco Evaldo Leal os gestores responsáveis pela remessa de cargas contábeis via Aplic serão qualificados sobre as questões a serem observadas pela federação, conforme estabelecido na Portaria Conjunta STN/SOF nº 20/2021.
O Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic) foi criado para que os jurisdicionados transmitam, virtualmente, a prestação de contas ao TCE-MT. O modelo busca ampliar o controle externo e fortalecer o controle interno junto aos jurisdicionados.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO4 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL3 dias atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Dia Internacional da Cerveja: descubra o copo ideal para cada estilo