MATO GROSSO
Cuiabá “desconhece” mais de 200 bairros
MATO GROSSO
Sem saneamento básico, com iluminação precária, dificuldade para receber correspondências e até mesmo um medicamento por meio de entregador. Essa é a situação de milhares de famílias que moram em um dos mais de 200 bairros irregulares da Capital.
Apesar da Prefeitura de Cuiabá afirmar que existem apenas 115 bairros na cidade, destacando que nem todos estão regulares, a concessionária de água garante que atende aproximadamente 320 bairros e 5 distritos, ou seja, 205 a mais do que o Poder Executivo diz existir. População que vive nas áreas irregulares destaca que Executivo tem ciência da existência dos bairros e promessa de melhorias é feita há mais de uma década.
Morando no Residencial das Siriemas, desde 2017, a operadora de caixa Leidaiana Prestes Fernandes, 33, conta que o bairro onde mora era uma região de chácaras que os proprietários optaram por dividir em lotes e comercializar. Explica que adquiriu o lote por meio de pagamento parcelado e que em junho deste ano quita a dívida. “Eu e outras pessoas que compramos os lotes já fomos atrás da senhora que ficou recebendo o dinheiro das parcelas e pedimos a escritura, porque queremos legalizar tudo. Mas até agora não tivemos retorno e nem sei como será, já que o dono morreu”.
Natural de Rondônia, Fernandes diz que está construindo a sua casa aos poucos, pois além da obra precisa sustentar sozinha os três filhos, de 6, 11 e 15 anos. A família vive em uma região de difícil acesso, próximo ao local onde está sendo construído o Contorno Leste, mas que ainda tem muita área verde. “Para as crianças irem para a escola vem uma van da prefeitura buscá-las, na rua de cima. E eu vou trabalhar de moto”.
Leidaiana diz que sonha com o dia em que terá asfalto no bairro em que mora, com transporte coletivo, saneamento básico e iluminação pública de qualidade. Na região, não há água encanada e as casas são abastecidas por uma grande caixa d’água instalada no bairro. Relata que apesar de pagar pelo serviço de energia elétrica, os postes são poucos e com uma iluminação precária. “O poste só ilumina o metro quadrado que fica embaixo dele. Aqui a noite é uma escuridão total”.
A moradora também sofre com o não atendimento dos Correios. Fala que o CEP que está no talão de luz consta como sendo do Morada do Ouro. “Tenho que encaminhar minhas correspondências e encomendas para a casa de amigos ou familiares”.
Um dos primeiros moradores do Altos da Serra 2, bairro vizinho do Residencial das Siriemas e uma extensão do Altos da Serra 1, o aposentado Sebastião dos Santos, 60, está no local há quase 15 anos. Diz que além da falta de infraestrutura, a região padece de saúde pública. Hipertenso, ele precisa tomar três tipos de medicamentos diferentes e no posto de saúde mais próximo, onde retirava os remédios, está em falta desde o fim do ano passado. “É uma vergonha isso. Temos milhares de pessoas que moram nessa região, que cresceu muito nos últimos anos e ainda assim está esquecida pelo poder público”.
FONTE/ REPOST: ELAYNE MENDES – GAZETA DIGITAL


AGRONEGÓCIO
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível

A expectativa só cresce para um dos momentos mais esperados da 57ª Expoagro de Cuiabá. No sábado, 12 de julho, a arena de shows do Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro será palco de uma noite histórica com duas potências do sertanejo feminino: Ana Castela e a dupla Maiara & Maraísa. Juntas, elas prometem agitar o público com uma apresentação memorável que já está entre os destaques da edição deste ano.
Os ingressos estão quase esgotados, e quem quiser garantir presença precisa correr. As entradas podem ser adquiridas online pelos sites www.blackticket.com.br e q2ingressos.com.br, além dos pontos de venda físicos: Prime Eventos (Shopping 3 Américas), Casa de Festas (Pantanal Shopping) e Livraria Janina (Várzea Grande Shopping). Os valores variam entre R$ 70 (meia-entrada ou ingresso solidário) e R$ 500 (inteira no camarote open bar Brahma).
A “noite das patroas” é parte da programação musical da Expoagro 2025, que acontecerá de 11 a 20 de julho. Realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, a feira contará com dez noites de shows para todos os gostos. Entre os nomes confirmados, estão Léo Santana e Ferrugem (sexta, 18/07), além de Zé Neto & Cristiano e Hugo & Guilherme (sábado, 19/07).
A programação também inclui momentos dedicados à fé. A noite gospel será na segunda-feira, 14 de julho, com Silvani Chaves, Yuri Lima, Banda Voz da Verdade e Arimateia Music. Já o encerramento, no domingo (20), será voltado ao público católico, com apresentações do Padre Adriano Zandoná, Irmã Ana Paula e atrações regionais.
Com exceção dos dias 12, 18 e 19 de julho, a entrada na Expoagro será gratuita. Basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao programa Sesc Mesa Brasil, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade.
A 57ª edição da Expoagro é fruto da parceria entre o Sindicato Rural de Cuiabá e a Ditado Produções, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa (ALMT), Famato, Fiemt e Fecomércio. Um evento que promete reunir música, solidariedade e tradição em uma das maiores festas do estado.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO5 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO4 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS6 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS4 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador
-
MATO GROSSO56 minutos atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento