CIDADES
Agrobusiness será debatido em seminário técnico no dia 29 de março
CIDADES
Gestores municipais que desejam saber mais sobre o chamado agrobusiness, que é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária do ponto de vista econômico, no aspecto local, não podem perder os Seminários Técnicos da área de Desenvolvimento Rural marcado para o dia 29 de março. Com o tema Impactos do Agro na arrecadação tributária municipal – desafios e oportunidades para os gestores, o evento on-line está com inscrições abertas.
Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com objetivo de debater a agropecuária nacional, consolidada como importante motor da economia e responsável por 23% do Produto Interno Bruto (PIB) e pelo equilíbrio da balança comercial brasileira. O valor bruto da produção agropecuária em 2021 somou R$ 1,12 trilhão, gerando um efeito positivo na renda das famílias e comércio.
Diante desses números, a Confederação apresentará estratégias de planejamento para a retomada da economia, a partir da produção rural. Tais orientações podem ser aplicadas para nortear ações voltadas ao fortalecimento da atividade. Com previsão de abertura às 9h e término às 16h30, o evento contará com a participação de técnicos e especialistas da CNM e representantes do governo, como o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/Mapa), Márcio Cândido.
Programação
A nova identificação dos agricultores familiares, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), também será abordado durante a programação. Outros aspectos importantes também podem ser conferidos, dois quais se destacam: o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), o Plano Safra agrícola-pecuário (2021/2022), a importância de fomentar o Turismo Rural e a Agroindustrialização (SIM, Selo Arte).
Os participantes vão poder sanar dúvidas sobre políticas públicas de fomento aos produtores rurais e exigências do Mapa para convênios e contratos de repasse, além de dicas para credenciar o Ente municipal de modo a emitir o CAF. Certificado que é porta de entrada para as políticas públicas de apoio e incentivo à produção agrícola familiar.
Os interessados devem promover inscrição, quanto antes, pois as vagas são limitadas!


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS3 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
GERAL6 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS3 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama
-
ARTIGOS2 horas atrás
Dia do Médico: Desafios, avanços e a missão de cuidar