Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Biblioteca pública Estevão de Mendonça completa 110 anos de fundação

Publicados

MATO GROSSO


Criada por meio do Decreto 307 de 26 de março de 1912, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça completa 110 anos de fundação em 2022. A maior e mais antiga biblioteca pública de Mato Grosso teve sua história celebrada em evento que reuniu autoridades, representantes da cadeia produtiva do livro, parceiros, servidores e comunidade na noite desta sexta-feira (25.03).

“Em nome do secretário Beto e do governador Mauro Mendes parabenizo a equipe da Biblioteca por manter esse espaço vivo, atuante e bem cuidado. Comemorar 110 anos é uma marca que temos que celebrar e tenho muito orgulho de dividir com vocês esse momento de comemoração. Vamos juntos encontrar caminhos para que a Biblioteca Estadual brilhe cada vez mais e continue viva transformando a vida das pessoas através da educação, da informação e da cultura”, celebrou o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.

A Biblioteca é uma das unidades administrativas da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e conta com uma equipe de profissionais das áreas da biblioteconomia, pedagogia e educação, além de técnicos e estagiários. 

Para a presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, Sueli Batista, o equipamento cultural representa um local de grande importante para a educação e o futuro da sociedade no Estado.

“Aqui não é só um espaço que guarda livros, é um local de conhecimento. Por isso, parabenizo todos os profissionais que tornam esse espaço um corpo vivo de informação. E desejo que a Biblioteca tenha sempre gestores que cuidem e preservem esse espaço tão importante para o futuro”.

Leia Também:  VÍDEO: Senhor é preso pela Polícia Militar por dirigir "Embriagado" em Alta Floresta

A comemoração contou ainda com a presença da neta de Estevão de Mendonça, Adélia Maria Badre Mendonça, e da historiadora Elizabeth Madureira, ambas homenageadas no evento.  A instituição também homenageou in memorian a professora e escritora Marília Beatriz de Figueiredo Leite, que foi representada por sua sobrinha Andrea Mello.

Ressignificação

A instituição, que foi criada para subsidiar e motivar a evolução cultural na capital e auxiliar o ensino, percorre há alguns anos um caminho de ressignificação de seu papel na difusão do conhecimento e da cidadania. Novas formas de atuação foram implementadas visando efetivar o conceito de equipamento cultural ativo e próximo da comunidade.

Além de proporcionar o acesso da população à leitura, também realiza variadas programações  que contribuem para o desenvolvimento sociocultural da sociedade, que incluem cursos, oficinas, colônia de férias, biblioteca itinerante, campanhas de leitura e de divulgação. Com capacitações como a de leitura e escrita em Braile, de redação ou de informática para terceira idade, a Biblioteca chega aos 110 anos cumprindo seu papel de transformação social.

“Nesses anos de existência, a Biblioteca vem se inventando e se reinventando para continuar atendendo a comunidade e visitantes. Toda a equipe procura dar o seu melhor para criar e implantar ações para que a Biblioteca assuma seu papel de formadora cultural e educacional. Nesta comemoração quem ganha são todos os usuários”, destacou Elienes Moreira, gerente da Biblioteca Estevão de Mendonça.

Histórico e funcionamento

Desde sua fundação, a então Bibliotheca Pública do Estado passou por outros cinco endereços localizados no centro da capital, Cuiabá, até ser instalada no prédio histórico Palácio da Instrução, em 1975, onde permanece até hoje. Foi em 1982, em homenagem ao seu primeiro diretor e organizador, que recebeu a denominação de Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça.

Leia Também:  Governo inaugura primeiro trecho do asfalto da MT-129 em Gaúcha do Norte

Criada com um acervo de cerca de 1 mil exemplares, a Biblioteca abriga hoje mais de 75 mil volumes divididos nas coleções temáticas: Literatura, Mato Grosso, Indígena, Afro, Infantil, Arte, Obras raras, Braille, Periódicos, Multimídia, Assuntos Gerais, Especial e Obras de referência. As coleções estão separadas por salas.

Em 25 de fevereiro deste ano, o Decreto de sua criação foi regulamentado por meio do Decreto 1.302/2022, estabelecendo as diretrizes de funcionamento do equipamento cultural. Para a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Waldineia Almeida, essa regulamentação é mais um motivo a ser comemorado.

“Esse decreto regulamenta um espaço que transforma vidas, é uma vitória para toda a sociedade. Além de valorizar o trabalho de todos que por aqui passaram e ajudaram a construir essa história, é uma garantia para a continuidade da Biblioteca”.

O aparelho cultural é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, disponibilizando espaços para leitura, empréstimos de livros e ainda visitas guiadas a escolas, turistas e público em geral realizadas por meio de agendamento prévio.

Integram a programação de aniversário atividades de leitura inclusiva, que ocorrem na segunda-feira (28.03) e uma Exposição com documentos, fotos e livros da história da Biblioteca, que segue aberta para visitação até o dia 1º de abril.

Contatos

Telefone: 65 6313-9240

E-mail: bibliotecaestadual@secel.mt.gov.br

Site: www.bibliotecapublica.mt.gov.br

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional

Publicados

em

Com técnica, disciplina e espetáculo, o kickboxing está conquistando cada vez mais espaço entre as artes marciais no Brasil. E agora é a vez de Mato Grosso se tornar protagonista nessa história. No dia 30 de agosto, Cuiabá sediará pela primeira vez um evento 100% profissional da modalidade: o MT Warriors Championship, com apoio do Governo do Estado.

A competição será realizada no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, ao lado da Arena Pantanal, com entrada gratuita e uma estrutura de padrão internacional. O evento reunirá 12 lutas profissionais, incluindo duas disputas de cinturão reconhecidas pelas principais entidades da modalidade no Brasil e no mundo: a CBKB PRO (Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional) e a WAKO PRO (World Association of Kickboxing Organizations).

Mais do que um torneio, o MT Warriors representa um marco simbólico para o kickboxing em Mato Grosso. É o início de uma nova era para a modalidade no estado, que passa a integrar com força o cenário competitivo nacional. Os três atletas de melhor desempenho na noite conquistarão vaga direta no WGP, o maior campeonato de kickboxing da América Latina.

O que é o kickboxing?

O kickboxing é uma arte marcial moderna que combina técnicas do karatê, boxe, taekwondo, muay thai, resultando em um sistema de combate completo, dinâmico e altamente técnico. Nascido no Japão e nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970, o esporte rapidamente se difundiu pelo mundo, sendo hoje praticado em mais de 100 países.

Leia Também:  Governador assina R$ 9 milhões para obras em Poconé, Ipiranga do Norte e Nova Canaã

Dentro do ringue, o kickboxing exige velocidade, precisão, equilíbrio, estratégia e resistência. Fora dele, oferece disciplina, autoconfiança, foco, respeito e domínio emocional — valores que fazem do esporte uma verdadeira escola de formação física e moral, especialmente para jovens.

“O kickboxing é muito mais do que uma luta. É uma ferramenta de transformação pessoal e social. Com ele, muitos jovens encontram propósito, autodisciplina e oportunidade de crescimento. Esse evento profissional é um divisor de águas para a modalidade em Mato Grosso”, afirma Mateus Wesley Nogueira Noya, presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT).

Esporte com apoio e reconhecimento

Com premiação recorde de R$ 50 mil, o MT Warriors Championship reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do esporte de alto rendimento em Mato Grosso. A competição será o maior evento da modalidade já realizado no estado, tanto em estrutura quanto em reconhecimento técnico.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, o apoio do governo tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte e dar visibilidade a talentos locais.

Leia Também:  Em MT, mais de 4 mil crianças e adolescentes voltam às salas de aula com trabalho de busca ativa

“Estamos investindo em estrutura, valorizando os atletas e fortalecendo diversas modalidades. O kickboxing está crescendo no Brasil e Mato Grosso agora faz parte desse movimento. O MT Warriors é o início de um novo ciclo, com mais oportunidades e visibilidade para nossos atletas.”

O evento também marca a reabertura do Palácio das Artes Marciais, que está sendo revitalizado pelo Governo do Estado. O espaço contará com ambiente climatizado, vestiários, arquibancadas, pórtico de entrada, paisagismo e iluminação moderna, reafirmando o compromisso com a qualidade e a segurança das práticas esportivas.

Mato Grosso no caminho da excelência

Além de atletas de Mato Grosso, o MT Warriors contará com competidores do Paraná, São Paulo, Rondônia e Campo Grande, fortalecendo o intercâmbio esportivo entre estados e posicionando Cuiabá como sede de grandes eventos de combate.

“Estamos saindo de um patamar amador para entrar de vez no cenário profissional. Esse evento mostra que é possível, com apoio institucional e dedicação, levar nossos atletas a outro nível”, conclui Mateus Noya.

A pesagem oficial dos atletas será realizada no dia anterior à competição, e a expectativa é de casa cheia, com mais de mil pessoas no Palácio das Artes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA