CIDADES
Seminários Técnicos CNM aborda modelos de contratação na saúde pública municipal
CIDADES
As dificuldades para a gestão municipal administrar a saúde local, os empecilhos para a operacionalização e contratação de prestadores de serviços, problemas históricos com organizações sociais, esses são alguns dos desafios para o gestor público a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS) nos Municípios. Pensando nisso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) irá realizar uma edição dos Seminários Técnicos abordando essa temática.
O SUS possui diversas lacunas para serem preenchidas, mesmo com o pacto pela gestão, o Município acaba complementando financeiramente ou operacionalmente inúmeros serviços que não estão sob sua gestão, e com o passar do tempo erros na contratualização impactam diretamente na operacionalização e consequentemente na assistência à saúde da população. Além é claro de desestabilizar os cofres municipais.
Entre os objetivos desta edição estão: orientar os participantes com conhecimento técnico sobre os principais aspectos, diferenças e oportunidades nas contratações e contratualizações de serviços para assistência à saúde; oportunizar aos participantes uma visão geral das normativas vigentes que regulamentam os processos de prestação de serviços de saúde de entidades privadas que complementam a Rede de Atenção à Saúde no SUS; e apresentar um panorama sobre possibilidades e de atuação na fiscalização dos contratos ou congêneres, identificar oportunidades de melhoria nos processos.
Está prevista a participação dos seguintes palestrantes: pela CNM, a gerente de saúde, Carla Albert, e os consultores Cleones Hostins, Denilson Magalhães e Martin Haeberlin. O Diretor Administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Jader Pires da Silva, o especialista em Consórcios Públicos de Saúde, Guilherme Krieger e a Diretora Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina, Ana Maria Groff Jansen.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.
CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO6 dias atrásMais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS6 dias atrásTecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS3 dias atrásDia do Médico: Desafios, avanços e a missão de cuidar
-
ARTIGOS6 dias atrásEspecialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama
-
ARTIGOS2 dias atrásCanetas emagrecedoras: ortopedista alerta sobre impactos na coluna e nas articulações