Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Hoje é Dia: datas que celebram dança e jazz são destaques

Publicados

BRASIL


A última semana de abril de 2022 é, sem dúvida, uma semana “musical”. Além de ser marcada pela memória de diversos artistas célebres, duas datas mexem com os fãs da dança e das canções.

O dia 29 de abril é marcado pelo Dia Internacional da Dança. A data foi criada em homenagem ao nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre, bailarino e professor de balé. Para quem quer saber mais sobre o universo da dança – especialmente a dança de salão -, está disponível na TV Brasil Play a temporada completa do programa Em Dança. Cada episódio aborda um estilo de dança – zouk, salsa, bolero, samba de gafieira, bachata, lambada, tango, west coast swing, sertanejo, forró, kizomba e soltinho (foxtrot). Especialistas de cada estilo explicam as principais características e trazem curiosidades daquela dança, além de dar dicas para quem dar dar os primeiros passos. Assista ao primeiro episódio da série: 

O dia 30 também tem uma data “mundial”. Trata-se do Dia Internacional do Jazz, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a partir da iniciativa do pianista norte-americano Herbie Hancock. A data já foi lembrada em algumas oportunidades pelas Rádios EBC: em 2018, o Jazz Livre! fez um especial sobre a data. Ouça na íntegra:

E a programação das Rádios EBC também traz dois programas dedicados ao gênero: o Jazz Brasilda Rádio Nacional FM, e o Jazz Livre!, da Rádio MEC (confira os episódios nas páginas dos programas). E, para entender melhor a história do jazz, ouça o especial do programa Na Trilha da História, da Rádio Nacional FM, sobre as origens do jazz, e assista o episódio 100 anos de Jazz: o Improviso mais Longo da Historia, do Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, que foi ao ar em 2017: 

Leia Também:  Poluição faz Rio Tietê formar espuma em cidades do interior

Falando em música, o que não faltam nesta semana são datas em homenagem a compositores e intérpretes. Neste dia 24, a cantora e atriz norte-americana Barbra Streisand completa 80 anos. Ela já foi homenageada por programas das Rádios EBC, como o Claquete e Momento Três. Neste episódio do Claquete, ouça trilhas sonoras de cinema cantadas pela múltipla artista:

Na segunda-feira (25), serão lembrados o nascimento do cantor Agostinho dos Santos (90 anos), a morte da cantora Carmen Costa (15 anos) e o nascimento de Ella Fitzgerald – um dos maiores nomes da história do jazz -, que completaria 105 anos se viva fosse. Ella foi, no ano passado, tema do Jazz Livre!:

“Fora da música”, a semana ainda é marcada pelos 40 anos de morte de Sérgio Buarque de Holanda (dia 24), Dia Nacional da Empregada Doméstica e Dia Mundial do Design Gráfico (ambos no dia 27) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (dia 28). Outra data relevante da semana é a do Dia Mundial da Malária, lembrado no dia 25 de abril. A malária é uma das doenças parasitárias mais antigas do mundo, e é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença negligenciada. No mês passado, o Caminhos da Reportagem exibiu reportagem sobre a malária no Brasil. Assista:

.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

24 a 30 de abril de 2022
24

– Morte do compositor e flautista florianopolitano Patápio Silva (115 anos);

– Nascimento da cantora, cineasta e atriz norte-americana Barbra Streisand (80 anos);

– Morte do historiador, escritor e sociólogo paulista Sérgio Buarque de Holanda (40 anos);

– A Lei nº 10.436/2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como uma das línguas oficiais do país (20 anos);

Leia Também:  Governo regulamenta programa de segurança na Amazônia
25

– Nascimento da cantora e compositora norte-americana Ella Fitzgerald (105 anos);

– Morte da cantora fluminense Carmen Costa (15 anos);

– Nascimento do cantor paulista Agostinho dos Santos (90 anos);

– Dia Mundial da Malária – comemoração internacional, oficializada em maio de 2007 pela 60ª Sessão da Assembleia Mundial da Saúde da OMS;

26

– Bombardeio da cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola (85 anos);

27

– Dia Mundial do Design Gráfico;

– Dia da Empregada Doméstica;

28

– Nascimento da cantora fluminense Odete Amaral (105 anos);

– Nascimento do político iraquiano Saddam Hussein (85 anos);

– Dia Nacional da Educação;

– Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho;

Dia Nacional da Caatinga;

29

– Dia Internacional da Dança – a Unesco escolheu esse dia por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre, que ultrapassou os princípios gerais norteadores da dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade à dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas, Letters sur la Danse, sobre o balé de sua época;

– Entra em vigor o Acordo Internacional sobre Proibição de Armas Químicas (25 anos);

30

– Nascimento da atriz estadunidense Kirsten Dunst (40 anos);

– Nascimento do cineasta mineiro Humberto Mauro (125 anos);

– Dia Internacional do Jazz – comemoração criada e promovida pela Unesco a partir da iniciativa do pianista norte-americano Herbie Hancock

Edição: Nathália Mendes

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  Agência Brasil explica limites de pontos na carteira de motorista

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA