Search
Close this search box.
CUIABÁ

CIDADES

Participantes conhecem alternativas para aprimorar a gestão no Turismo e Cultura

Publicados

CIDADES


Turismo e Cultura unidos em busca do incremento de receitas e aperfeiçoamento da gestão local. Com esse objetivo, analistas técnicos e consultores da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e convidados do Ministério do Turismo (Mtur) e da Infraero orientaram os participantes da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios em painel temático ministrado na tarde desta segunda-feira, 25 de abril.

Com o tema Turismo e Cultura – Caminhos para o desenvolvimento, os colaboradores da CNM destacaram pontos sobre a captação de investimentos, emendas parlamentares, Mapa do Turismo, regionalização e prestação de contas dos recursos da Lei Aldir Blanc. Na abertura do painel, o consultor da CNM e presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento, ressaltou que existem inúmeras alternativas para os prefeitos desenvolverem as atividades turísticas locais. “O Turismo é transversal e a busca de recursos pode ser feita por meio de várias áreas. É necessário que cada gestor se conscientize do potencial da sua cidade e busque por investimentos e oportunidades”, enfatizou o consultor da CNM.

O primeiro participante do governo federal a orientar o público foi o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, Bob Santos. O convidado destacou as ações orçamentárias disponíveis para emendas parlamentares e como o prefeito consegue buscar orçamentos por esse meio (emendas individuais, bancada e comissão) dentro do Mtur. Nesse contexto, explicou o rito das emendas e a importância dos recursos para o Turismo. “O Turismo é uma bandeira que acredito bastante. Temos que colocar o público e o privado juntos e deixar um legado. Vocês que estão na outra ponta e pensam em algo na sua cidade que pode virar atrativo, o Mtur está à disposição “, disse ao lembrar que a Pasta oferece capacitações gratuitas à distância.

Leia Também:  Projeto cria mecanismos para assegurar transparência nas contratações públicas

Mapa do Turismo
Já a Secretária Nacional de Atração de Investimento, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves, abordou o tema como atrair investimentos para os Municípios. Ela citou o Mapa do Turismo e a regionalização. “Quem monta o Mapa do Turismo são vocês. Vocês passam as informações para a gente ter um norte para agir”, explicou. Além disso, a palestrante fez um recorte atualizado do Mapa, que possui atualmente 332 regiões turísticas e 2.597 Municípios. Ainda deu dicas de como os gestores interessados em inserir suas cidades podem participar. “A inscrição deve ser confirmada a qualquer momento. O Mapa é a base para que se tenha acesso aos recursos públicos. E isso ocorre a partir das informações que os senhores nos passam”, complementou.

Aeroportos
Por sua vez, o superintendente da Infraero, Rodrigo Medeiros, explicou como a empresa pode auxiliar os Municípios em consultorias para a construção de novos aeroportos, bem como no desenvolvimento de estrutura para os que já existem. Segundo o palestrante, o país possui mais de mil aeroportos e destacou a relevância das pistas de pouso. “ Elas promovem desenvolvimento sócio econômico, atração de novas empresas, geração de empregos e renda e fomento das atividades comerciais locais. A Infraero pode ser contratada por qualquer Município para fazer a gestão do aeroporto”, orientou.

Leia Também:  Covid-19: ocupação de UTIs do SUS passa de 80% em oito estados e no DF

Lei Aldir Blanc
A prestação de contas e o relatório final no âmbito da Lei Aldir Blanc fez parte da segunda metade do painel. O consultor jurídico da CNM Ricardo Hermany e a analista técnica de Cultura da entidade, Ana Maltez, fizeram um histórico do surgimento da Lei 14.017/2020, que dispôs de recursos de R$ 3 bilhões para ações emergenciais na Cultura durante a pandemia.

Depois de utilizarem os recursos para essas ações, os gestores devem cumprir prazos para a prestação de contas e elaborar o relatório de gestão final. Ambos terminam neste ano, sendo um em 30 de junho e outro em 31 de dezembro. “A gente está à disposição. Vamos lançar notas técnicas sobre o assunto”, informou Ana Maltez. Por sua vez, Hermany orientou sobre como será o encaminhamento da prestação de contas. “ A responsabilidade da prestação de contas da Lei Aldir Blanc é do gestor atual. É uma questão que dá para administrar com cautela. Coloque tudo no sistema”, pontuou.

A programação da XXIII Marcha continua nesta terça-feira, 26 de abril. A abertura oficial do evento – que contará com presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro, e de outras autoridades – está prevista para começar a partir das 8h30. A transmissão pode ser acompanhada pelo canal da TV Portal CNM no YouTube. 

Fonte: AMM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria

Publicados

em

Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.

O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Informações divulgadas por sistema do TCE auxiliam na regularização de obras paralisadas
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA