Search
Close this search box.
CUIABÁ

CIDADES

CNM e IBGE orientam Municípios sobre a importância do Censo 2022

Publicados

CIDADES


Faltando apenas 96 dias para o início do Censo Demográfico 2022, a ser realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu nesta quarta-feira, 27 de abril, o painel técnico para orientar os gestores municipais sobre a importância de participação no levantamento. A previsão é de que o resultado final seja divulgado em 30 de dezembro deste ano.

O analista em estudos técnicos da CNM Hilton Silva ressaltou em sua fala que o Censo é a única fonte de informação para dar todo o diagnóstico ao gestor municipal. “A CNM acredita que o Censo é muito importante para os Municípios. Nós precisamos conhecer o presente para organizar o futuro. Precisamos saber se os Municípios passaram por mudanças e quais foram; se as cidades saíram de pequenas para médias, de médias para grandes, enfim, é com o Censo que temos este diagnóstico completo”, pontuou.

Os dados coletados pelo Censo interferem, também, no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), já que o coeficiente é calculado com base na população. “Nós não conseguimos planejar o futuro se não tivermos o raio-x do momento, do agora. E isso é feito através do Censo. Com o Censo bem feito, vamos poder auxiliar bastante nos dados. Por isso, pedimos que os gestores municipais incentivem os moradores da sua cidade a receberem o recenseador”, lembrou.

Leia Também:  Disque 100 começa a receber denúncia de evasão escolar

Para a realização e a coleta dos dados do Censo, o IBGE utiliza de tecnologia que possibilita a coleta imediata das informações, atualizando os dados em tempo real, como destacou o analista da Coordenação Operacional dos Censos do IBGE David Monteiro. “A tecnologia que o recenseador utiliza registra o questionário e, assim que faz a visita, transmite via internet e aparece no mapa um alfinete amarelo indicando que aquele domicílio já foi ou não visitado ou o que aconteceu. Essa oportunidade da prefeitura acompanhar este trabalho é uma oportunidade ímpar, já que a gente consegue ver quantos questionários foram aplicados na região e acompanhar o trabalho do recenseador”, comentou.

Padronização de endereços
Para o trabalho do Censo, o IBGE destaca a importância da padronização dos endereços no país. Para tanto, existe o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE). Ele é um repositório de endereços de abrangência nacional criado, em 2005, a partir da sistematização dos dados coletados pelo Censo Demográfico 2000. Esse Cadastro contempla informações sobre domicílios e estabelecimentos de todo o país. A cada Censo Demográfico, ele é totalmente atualizado e passa por um processo contínuo de atualizações pontuais de acordo com a demanda das demais pesquisas.

Leia Também:  Valor da Produção Agropecuária deve chegar a R$ 1,227 trilhão este ano

“Nós precisamos tentar uniformizar o cadastro dentro das prefeituras do Brasil. E, para isso, precisamos de um formato padronizado que ajude na manipulação dos dados, para ajudar o recenseador no momento de fazer o trabalho. Além disso, é a partir do Cnefe que o IBGE consegue oferecer dados para auxiliar o gestor municipal na construção de políticas públicas”, destacou Monteiro.

Também participou do painel o coordenador operacional dos Censos Wolney Menezes, assim como outros representantes do IBGE.

Fonte: AMM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria

Publicados

em

Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.

O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Disque 100 começa a receber denúncia de evasão escolar
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA