MATO GROSSO
Secel prorroga para dia 31 o prazo de inscrições dos editais da Cultura
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) prorrogou, para o dia 31 de maio, o prazo de inscrições dos editais Viver Cultura, Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense e Rede Pontos de Cultura de Mato Grosso. Os três reúnem R$ 14 milhões de investimentos do Governo de MT.
Ao todo, as três seleções públicas irão selecionar 379 projetos de diversos segmentos e linguagens artístico-culturais, impulsionando o setor cultural em todo Estado. Além de propiciar o acesso da população a bens culturais, os investimentos amparam os profissionais do setor, que incluem produtores culturais, artistas e escritores, bem como os povos e comunidades que compõem a diversidade cultural mato-grossense.
As inscrições estão sendo feitas online, e todos os arquivos referentes aos editais estão disponíveis no site da Secel.
Edital Viver Cultura
O edital dispõe de R$ 10 milhões para investimento em 266 projetos culturais, classificados nas seguintes categorias: Criação e Desenvolvimento de Experiências Artístico-culturais, Ações Formativas, Práticas e Vivências Culturais, Cultura da Infância e da Pessoa Idosa.
A categoria Criação e Desenvolvimento de Experiências Artístico-culturais envolve projetos de trabalhadores da cultura, que atuam nos segmentos música, teatro, dança, circo, artes visuais e artesanato. As propostas devem focar em promoção de ações, pesquisas, intercâmbios, montagem, exposições ou apresentações artísticas.
Ações Formativas é a categoria que inclui cursos, oficinas, palestras, seminários e conferências. Aqui entram projetos dos setores ligados à infraestrutura de ações artístico-culturais, como iluminação, sonorização, edição, direção de palco, roadies, backstage e produção cultural e executiva, entre outros.
A categoria Práticas e Vivências Culturais visa reconhecer e difundir a diversidade étnica e cultural em Mato Grosso, selecionando projetos que promovam ações direcionadas a culturas indígenas, ribeirinhas e de matrizes africanas, população LGBTQI+, povos ciganos, imigrantes e práticas urbanas, como hip hop e capoeira.
Cultura da Infância e da Pessoa Idosa tem demanda livre e a categoria é voltada à inclusão e valorização de crianças com até 12 anos ou pessoas acima de 60 anos, em diferentes manifestações, práticas, matizes e tradições.
Por fim, a categoria Circulação, Mostras, Exposições e Festivais é voltada aos projetos que buscam fortalecer, divulgar e descentralizar as práticas culturais em Mato Grosso, por meio de ações de circulação regional, nacional ou internacional.
Edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense
Com R$ 2 milhões de investimentos para 73 projetos, o Edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-grossense irá selecionar propostas nas categorias Publicação de Obras Literárias, Fomento à Criação e Fomento à Leitura.
As obras de criação e publicação poderão ser escritas em diferentes expressões literárias, como poesia, prosa, contos, crônicas, romance, novelas, peças teatrais, roteiros audiovisuais e história em quadrinhos, entre outros.
Em relação aos projetos de fomento à leitura, serão selecionadas propostas de categorias contação de histórias e mediação de leitura, formação de mediadores e formação de escritores.
Edital Rede Pontos de Cultura
O edital Rede Pontos de Cultura irá selecionar 40 projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil, reconhecidas por desenvolverem ações socioculturais nas comunidades. Cada projeto selecionado receberá R$ 50 mil, totalizando um investimento de R$ 2 milhões.
O Ponto de Cultura funciona como instrumento de articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades, desenvolvendo, em rede, ações culturais continuadas nos segmentos e linguagens artístico-culturais relacionadas com as ações estruturantes da política nacional.
Para participar, as organizações precisam comprovar o desenvolvimento de atividade cultural de, no mínimo, dois anos e apresentar Certificação Simplificada de ‘Ponto de Cultura’, concedida pelo Ministério do Turismo. Ou estar em processo de formalização para receber o documento até o final da realização do projeto. Outro requisito é ter o trabalho de ações culturais explícito no estatuto social.
Plantão de dúvidas
Para quem ainda precisa de esclarecimentos sobre as seleções públicas, vale lembrar que estão disponíveis, no Facebook da instituição, o conteúdo de três encontros digitais, nos quais foram respondidas as principais dúvidas do público.
Live Viver Cultura, Live Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura e Live Edital Rede Pontos de Cultura.
Serviço
Edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense
Edital Rede Pontos de Cultura de Mato Grosso
Prazo para inscrições: até 31 de maio de 2022
Informações Edital Viver Cultura: e-mail: viver.cultura@secel.mt.gov.br e telefones: (65) 3613-0233 / (65) 3613-0245
Informações Edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-grossense: edital.literatura@secel.mt.gov.br e telefone (65) 3613-9240
Informações Edital Rede Pontos de Cultura: pontosdecultura@secel.mt.gov.br e telefones (65) 3613-0233 / 3613-0245


MATO GROSSO
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.
A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.
“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.
Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.
Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.
“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.
Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.
O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.
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