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Planejamento não pode ser negligenciado, afirma professor durante curso para formação de formadores
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A juíza Tatiane Colombo, uma das participantes, cursou o segundo nível do primeiro módulo e já percebeu diferença na hora de repassar conhecimento e também na função diária. “Comecei o curso pela vontade de aprender algo novo. Logo que fiz o primeiro módulo, participei do curso de formação dos novos juízes substitutos e já vi diferença na organização do assunto a ser apresentado e, ao final, obtive feedback positivo dos próprios alunos. Então, se com apenas o primeiro módulo a gente já tem essa capacidade de mudar, imagine quando terminar esse segundo módulo em que estamos trabalhando a prática do planejamento e do falar? Percebi também que até para fazer as audiências e as reuniões o curso é importante, já que o melhor planejamento permite melhorar ainda mais os resultados desejados.”

Esse segundo módulo foi aplicado em maio (23 a 27 de maio) para os juízes, oportunidade em que fizeram um aprofundamento com relação às estratégias metodológicas, especificamente para o planejamento de curso, de aula e de ensino. Segundo o professor da Enfam, Fernando de Assis Alves, este foi o momento em que os juízes colocaram em prática a teoria, já aprendida no módulo anterior, e começaram a se preparar efetivamente para o exercício docente.

“Geralmente nós negligenciamos o planejamento, até porque entendemos que já dominamos tudo, mas o planejamento é um instrumento essencial para o sucesso da ação formativa e ele vai apresentar início, meio e fim com relação às intencionalidades. Então, muitos de nós temos de costume inverter a ordem de importância, das etapas do planejamento. A primeira coisa que nós geralmente queremos trazer são os conteúdos, mas antes do conteúdo, tenho que primeiro pensar numa problemática, preciso resolver um problema, desenvolver competências para isso.”
Ele ressaltou ainda que o curso mostra também como é mais fácil a interação por meio da colaboração. “Nós priorizamos, via de regra, a avaliação formativa que acontece ao longo do processo e não avaliação somativa, muito menos uma avaliação para o ranqueamento, até porque aqui o objetivo não é ranquear ou classificar os alunos. O sentido é da colaboração e do desenvolvimento comum das competências.”
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens: Foto1 – Imagem colorida e retangular. Juíza Tatiane Colombo apresenta trabalho para os colegas. Ela veste roupa azul em tons claros e escuros. Foto 2 – Imagem retangular colorida. Professor veste roupa cinza claro e escuro, segura microfone e fala com alunos. Foto 3 – juiz Jeverson Quintieri veste terno cinza e está sentado juntamente com os alunos. Ao fundo paredes cinzas.
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Keila Maressa/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
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