MATO GROSSO
Vereador Juca do Guaraná destaca compromisso com o Meio Ambiente: ‘não há mais tempo para perder’
MATO GROSSO
Nesta semana as atenções se voltam para um assunto muito importante e urgente, que é a preservação ambiental. Estamos na Semana Mundial do Meio Ambiente, quando muito se discute em relação à necessidade imediata de políticas públicas e conscientização social para uma ação global em prol da preservação dos recursos naturais.
Mas, falar sobre isso apenas nessa semana ou no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, é pouco para resolvermos o problema. A necessidade é urgente e não espera!
Promover ações concretas hoje, é o que pode mudar o cenário alarmante que temos visto em relação ao aquecimento global. Como gestor público, minha responsabilidade aumenta deliberadamente em relação aos demais. Por esse motivo, nunca me ausentei da tarefa e desde o início da minha vida política tenho promovido ações nesse sentido.
O problema é mundial, mas está bem perto de nós. Cuiabá já vem sofrendo há anos com a devastação ambiental e por isso fui autor da Lei que exigiu a instalação de redes de contenção de resíduo sólidos nos córregos e rios da Capital.
Isso, porque, ao longo dos anos, o Rio Cuiabá, outrora limpo e com muito peixe, com o crescimento do perímetro urbano de Cuiabá e Várzea Grande, sofreu uma imensa agressão oriunda dos córregos e riachos, que trazem uma grande quantidade de entulhos, artefatos plásticos e outros resíduos. Essa Lei amenizou essa desastrosa poluição hídrica.
Já o meu projeto Cuiabá Cidade Verde, nasceu do desejo de ver nossa Capital voltar a ter o título de Cidade Verde. Andando pelas ruas e regiões de Cuiabá, é perceptível como necessitamos do replantio de árvores. O meu projeto distribui, gratuitamente, mudas de plantas frutíferas e ornamentais à população, para que possam fazer o plantio em suas casas.
Nossa cidade, que sofre com as altas temperaturas, pode amenizar o problema com ações simples como essa. A solução não é rápida, muito menos imediata, mas é o trabalho de formiguinha que fazemos hoje, que irá promover a mudança amanhã!
Vamos juntos?


MATO GROSSO
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.
Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.
“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.
O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.
Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.
Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.
Representante da advocacia
Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.
“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.
Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.
“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.
O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Autoconhecimento e escolhas conscientes marcam encontro do “Mulheres Incríveis” em Cuiabá
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Petra é a cerveja oficial no show da turnê “Jorge & Mateus 20 Anos” em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mais de 129 mil empreendedores do estado têm mais de 45 anos, aponta pesquisa do Sebrae/MT
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Colégio Unicus é premiado como destaque nacional em educação bilíngue no School Innovation Program
-
ARTIGOS7 dias atrás
Brasil: Polarização e a Estrada do Caos – Reflexão sobre o extremismo político e a urgência do diálogo
-
MATO GROSSO20 horas atrás
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT
-
MATO GROSSO20 horas atrás
AACCMT abre inscrições para voluntários do McDia Feliz 2025