Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Hospital de Câncer de MT participa da campanha do McDia Feliz 2022

Publicados

MATO GROSSO

Hospital de Câncer de MT participa da campanha do McDia Feliz 2022

O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) lança a 11ª Campanha do McDia Feliz com a venda dos tíquetes de Big Mac e camisetas personalizadas. A ação deste ano tem como objetivo adquirir equipamentos para uma sala do Centro Cirúrgico para as crianças e ainda custear o Espaço da Família por mais um ano, espaço esse aconchegante para os pequenos quem vem fazer tratamento e suas famílias.

O tíquete do lanche Big Mac está no valor de R$ 18,00 e está sendo comercializado por voluntários e na Central de Captação do Hospital, que funciona de segunda a sexta das 7h às 18h (sem intervalo para almoço) e sábado das 8h às 12h. Os tíquetes também podem ser adquiridos online pelo link https://www.mcdiafeliz.org.br/comprar/13/0/1/. Os As camisetas sairão no valor de R$ 30.

Neste momento o HCanMT está à procura de empresas, instituições ou órgãos que tenham interesse em apoiar na confecção das camisetas do McDia Feliz. Esses apoiadores terão a logo estampada no verso da camiseta, serão divulgados nas redes sociais do Hospital e ainda ajudarão centenas de crianças que fazem tratamento no Hospital.

Leia Também:  Vídeo registra tentativa de homicídio em Colniza

“A camiseta este ano retrata uma capivara muito simpática junto com a criançada, todos aconchegados em nosso coração roxo, cor nova do HCanMT que representa cura. As letras são coloridas porque o nosso estado assim é, a natureza, a alegria e a cultura do estado. A ilustração foi feita pelo Artista Léo Davi e é exclusiva para a campanha”, aponta o Supervisor de Desenvolvimento Institucional do Hospital, Tomaz Beckert.

O dia do McDia Feliz será 27 de agosto. Com o recurso arrecadado em anos anteriores, o HCanMT construiu o Espaço da Família, construiu e equipou a UTI Pediátrica e reformou a Internação Pediátrica do Hospital.

Para mais informações sobre apoio, voluntariado e compras entre em contato pelo (65) 3648-7567 / 3648-7540 / (65) 98435-0386 (whats) / (65) 99694-7349 ou pelos e-mails di@hcancer.com.brmarketing@hcancer.com.br e projetos@hcancer.com.br.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Alunos de escola técnica da Seciteci desenvolvem tijolo sustentável à base de algodão

Publicados

em

Estudantes da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Campo Verde desenvolveram um tijolo feito à base de resíduos de algodão, que pode reduzir a temperatura dos ambientes e valor das obras, além de ajudar o meio ambiente. O projeto foi elaborado no curso Técnico em Têxtil da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

Chamado de “EcoTijolo”, o projeto teve início com a coleta dos resíduos sólidos gerados no beneficiamento do algodão, uma das principais culturas agrícolas de Campo Verde. Foram usados caroços, fibras residuais e partículas, que foram então secados ao sol para remoção de umidade e triturados.

De acordo com os alunos, o uso dos resíduos (fibrilha) reduz o custo de produção, o que deixa o produto mais atrativo economicamente. Posteriormente, o material foi misturado com proporções específicas de areia e cimento, passando depois por testes laboratoriais que comprovaram uma resistência similar a dos tijolos convencionais.

Participaram do trabalho os estudantes: Evandro Carlos Almeida de Aguiar, João Gabriel de Oliveira Mello, João Kelwin Nunes Pereira, Karllos Henrik de Azevedo Alves e Victor Gabriel dos Santos.

Leia Também:  Vídeo registra tentativa de homicídio em Colniza

A orientadora do projeto, Manoela Lara Dias, afirma que esse é mais do que um exemplo de inovação tecnológica. Segundo ela, é uma solução prática que une o setor agrícola, educacional e social em prol de um futuro mais sustentável e inclusivo.

“Ideias como essa colocam a Escola Técnica de Campo Verde como referência em sustentabilidade, enquanto transforma os resíduos em possibilidades”, avalia a professora.

Manoela também destacou o potencial do projeto em fortalecer laços entre a Escola Técnica e a comunidade.

“A utilização de EcoTijolos em obras locais, como escolas, centros comunitários e residências, reforça o impacto social do projeto. Os alunos envolvidos ganharam novas habilidades práticas e uma visão empreendedora, formando uma geração de profissionais comprometidos com soluções criativas e sustentáveis para os desafios atuais”.

 

Os resultados da fabricação do Ecotijolo com resíduos de algodão demonstraram alta viabilidade técnica e ambiental. Isso porque, além de reduzir o desperdício gerado pela cultura do algodão, contribui para a preservação ambiental ao minimizar a extração de recursos naturais e a emissão de carbono. Também alia economia circular e eficiência energética, promovendo construções mais ecológicas e acessíveis. Chama atenção ainda o fato desse tipo de material deixar as construções mais frescas.

Leia Também:  Remédio Tamiflu em falta na capital; preços decolam

O estudante Evandro Carlos ressalta que o apoio da escola foi importante para o desenvolvimento do projeto, principalmente por parte da professora orientadora. Cita ainda que o desenvolvimento do trabalho contribui com o processo de aprendizagem.

A Seciteci conta atualmente com 15 escolas técnicas. Em 2025, serão 17 unidades ofertando cursos vocacionados para demandas de cada região de Mato Grosso, como Agronegócio, Agricultura, Enfermagem, Meio Ambiente, Saúde Bucal, entre outros.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA