Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Por Dentro da Magistratura entrevista a juíza Ana Cristina Silva Mendes

Publicados

TJ MT

Está no ar a 16ª edição do programa Por Dentro da Magistratura, com a participação da juíza Ana Cristina Silva Mendes, titular da Sétima Vara Criminal da Comarca de Cuiabá. No bate-papo com o diretor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargador Marcos Machado, Ana Cristina contou sobre a infância humilde e como surgiu o sonho de se tornar juíza.
 
“Meu avô era analfabeto, minha avó também. Eu morava com eles e certa vez eu vi acontecer um fato na nossa casa e eu vi meus avós sendo meio que injustiçados por um estelionatário, que levou inclusive a única coisa de valor que existia, que era uma televisãozinha preto e branco. E esse estelionatário, desde então, eu tinha por volta de oito anos, nove anos, eu me lembro muito da história, que me marcou, e eu disse que eu ia ser juíza para prender bandido”, contou a magistrada.
 
Na entrevista, a juíza Ana Cristina Mendes falou sobre identidade de raça, as dificuldades vivenciadas por ser filha de mãe solteira, a importância da identidade cristã e também sobre o preconceito sofrido em razão da cor de sua pele. “Me lembro de uma experiência muito ruim que eu ouvi de uma pessoa, onde ela disse ‘aquela negrinha sem pai’. Aquilo me marcou bastante, porque eu era pobre, mas em momento algum freou meus estímulos, ou me depreciou ou me desmereceu, fez com que eu desistisse ou me sentisse menor por isso. Muito pelo contrário. Eu sabia que eu tinha que lutar muito mais, já que eu não tinha o que eles chamavam de ‘berço’.”
 
Clique neste link e confira todos os detalhes da entrevista, que aborda ainda a marcante experiência na vara de violência doméstica e o importante trabalho no combate às organizações criminosas no Estado.
 
Currículo – Cuiabana, a magistrada cursou Direito na Universidade de Cuiabá e foi aprovada no Concurso da Magistratura em 1999. Desde então já coordenou a Justiça Comunitária, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e presidiu o Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
 
Também auxiliou a Corregedoria-Geral da Justiça, atuou convocada na Primeira Câmara Criminal e Turma de Câmaras Criminais do TJMT e integrou a Comissão Judicial Nacional de Acompanhamento e Aperfeiçoamento da Legislação Penal e Processual Penal, que teve por objetivo discutir, estudar e apresentar situações para projeto de lei anticrime.
 
Atualmente coordena o Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais e é diretora da Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Palmiro Pimenta, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Mestranda em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
 
Programa – O Por Dentro da Magistratura tem como objetivo conhecer experiências e condutas de magistrados a partir de situações pessoais durante a carreira, opiniões, escolhas e relacionamentos pessoais, institucionais e sociais, com o intuito de transmiti-las na forma de orientação ou recomendação a magistrados e magistrados.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Fotografia colorida. Na lateral esquerda o ícone de play acompanhado do texto: /tjmtoficial. Na parte superior central o logo do Programa Por Dentro da Magistratura, a foto da juíza Ana Cristina Silva Mendes acompanhados do texto: Juíza Ana Cristina Silva Mendes. Assista agora! 16º Episódio. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Grupo de Estudos da Magistratura aprova novo enunciado durante a 31ª Reunião
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Solo Seguro: Corregedor participa de solenidade de entrega de títulos em Cuiabá e Várzea Grande
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA