Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Processos e novas tecnologias é tema de novo curso ofertado pela Esmagis-MT

Publicados

TJ MT

A Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT) abre nesta sexta-feira (5 de agosto) as inscrições para o curso de formação continuada “Processos e Novas Tecnologia”. Realizado de maneira semipresencial, a iniciativa tem como objetivo capacitar os magistrados com conhecimentos práticos sobre a gestão de trabalho nas unidades judiciárias, objetivando uma visão técnica e moderna na sua atuação como juiz-gestor.
 
As inscrições seguem até o dia 12 de agosto. Conforme informações da Esmagis, o módulo de ambientação será realizado no dia 24 de agosto (aula assíncrona pela Plataforma Moodle). Já as aulas presenciais serão realizadas nos dias 25 e 26 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Esmagis.
 
São objetivos específicos dessa capacitação: compreender o modelo de juízo 100% Digital; reconhecer a importância da inteligência artificial; ilustrar as audiências virtuais e oralidade; refletir sobre a proteção de dados e processos; compreender sobre provas digitais; e aplicar a tecnologia digital nas unidades judiciárias.
 
De acordo com o coordenador do curso, juiz Eduardo Calmon de Almeida Cezar, a atuação digital do juiz e dos auxiliares da justiça se faz presente nas mais diversas etapas do processo judicial. “Nesse contexto, destacam-se a prática de atos processuais de forma eletrônica, mas também a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro, com as figuras do Juízo 100% digital, dos Núcleos de Justiça 4.0 e do Balcão Virtual. Ademais, não se pode esquecer dos sistemas de inteligência artificial, utilizados em apoio à atividade decisória e outros atos processuais”, salientou.
 
Nessa perspectiva, a capacitação visa promover aos cursistas uma adaptação à atuação na esfera digital, aprendendo as funcionalidades que a tecnologia pode trazer em seu favor, bem como a compreender os institutos tradicionais do Direito Processual à luz da evolução tecnológica.
 
O curso ofertado está devidamente credenciado na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira – ENFAM. A formação continuada será ofertada pelo procurador do Estado Marco Antonio Rodrigues (Rio de Janeiro) e pelo juiz Jeverson Luiz Quintieri. Confira abaixo o currículo resumido:
 
Marco Antonio Rodrigues – Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Professor Associado de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós- Doutor pela Universidade de Coimbra/Portugal. Mestre em Direito Público e Doutor em Direito Processual pela UERJ. Advogado. Master of Laws pela King’s College London. Professor de cursos de pós-graduação em Direito da FGV. Membro da International Association of Procedural Law, do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Autor de livros e artigos jurídicos.
 
Jeverson Luiz Quintieri – Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Estácio de Sá. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá – PR. Juiz de Direito – Titular da 2ª Vara Esp. de Violência Contra a Mulher na Comarca de Cuiabá – MT. Pós-graduado em gestão judiciária e em Direito Penal; graduado em Direito com mais de 27 anos de experiência; alto grau de conhecimento em gestão de operações; gestão de processos; Mapeamento de processos; planejamento estratégico, tático e operacional e gestão de pessoas. Autor de dois métodos de gestão judiciária, a saber: método ORDEM e MEECP. Palestrante e professor em cursos de gestão pela FGV – Direito Rio e pela ENFAM (Escola Nacional de Formação de Magistrados). Tutor em EAD de Gestão de Pessoas pela ENFAM. Conteudista do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e finalista do Décimo Prêmio Innovare.
 
 
 
Mais informações: (065) 3617-3844/3617-3467 ou pelo e-mail esmagis@tjmt.jus.br.
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Círculo de Paz é realizado com servidores da Comarca de Várzea Grande
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Expediente em Colniza está suspenso nesta segunda-feira para deslocamento de servidores
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA